O CastraPetParaná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) chegou a 219 municípios no último ciclo da iniciativa e alcançou mais de 73 mil animais. O Governo do Estado acompanha as ações educativas promovidas pelas cidades parceiras, uma das condições para aquelas que são contempladas com o programa.

As ações das prefeituras incluem orientações sobre tutela responsável, que envolvem a impressão e a distribuição da cartilha "Mila e os animais de companhia", disponibilizada pela Sedest e o IAT (Instituto Água e Terra). Dos municípios que já enviaram seus relatórios referentes ao cumprimento desta contrapartida, alguns aproveitaram a oportunidade para criar outras formas de envolver as crianças nas atividades de educação para a tutela responsável.

É o caso de Bandeirantes (Norte), onde as coordenadoras das escolas da rede municipal receberam do médico-veterinário do município, Marcos Antônio Galera da Silva Junior, uma capacitação para que pudessem aproveitar todo o potencial da cartilha.

O material traz um calendário de vacinação para cães e gatos, dicas de como escolher um pet e até informações sobre a importância de se denunciar maus-tratos aos animais. “Há muitos cães que padecem e sofrem com maus-tratos. A leitura da cartilha Mila e os animais de companhia vai indicar caminhos para que todos tenham um olhar diferenciado sobre os pets”, observa Silva Junior.

A secretária de Meio Ambiente de Bandeirantes, Simone Beatriz Fuck Von Der Osten, reitera a importância de investir na educação das crianças e adolescentes para que os objetivos do programa CastraPet Paraná possam ser alcançados.

“A cartilha 'Mila e os animais de companhia' é um material bastante completo que consegue instruir de forma interativa, educativa e rica em informações. A parte educacional nas escolas é um trabalho que vai concluir o que foi realizado com as castrações, e fará grande diferença para o sucesso desse programa”, pontua.

RIO AZUL

Em Rio Azul (Sul), a cartilha foi distribuída nas escolas da rede municipal e também foi lançado um concurso de redação para o 5º ano do ensino fundamental com o tema “Abandonar o seu animal não é nada legal”. Os vencedores foram as estudantes Eloiza de Andrade Lima Escola, da Municipal Professora Vanda Hessel, em 1º lugar; Klarissa Emanuelly Colaço, aluna da Escola Municipal Professora Vanda Hessel, em 2º; e Gleisiana Porfírio de Souza, da Escola Rural Municipal Joaquim Vieira, em 3º.

DISTRIBUIÇÃO

Até o momento já foram distribuídos cerca de 61 mil exemplares da cartilha pela Sedest. A publicação pode ser acessada no site Conexão Ambiental (https://www.conexaoambiental.pr.gov.br/Pagina/Para-criancas) .

“As ações educativas, além de estarem firmadas em convênio, são parte integrante do CastraPet Paraná. Se quisermos realmente solucionar o problema do abandono e dos maus-tratos de animais precisamos primeiro conscientizar as pessoas”, ressalta o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. (Com informações da AEN)