O governo federal liberou, através da Fundação Nacional da Saúde (FNS), cerca de R$ 350 mil para a instalação de lagoas de tratamento de esgoto e término das obras de captação em Bandeirantes (36 km a leste de Cornélio Procópio). Duas lagoas de 26 mil metros quadrados cada serão construídas para abastecer a população até o ano de 2017. A cidade registra um alto índice de verminose.
As obras, que devem começar em outubro, serão feitas através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. Segundo o diretor da SAAE, Nilton de Sordi Júnior, durante muito tempo o esgoto da cidade foi jogado ‘in natura’ no Ribeirão das Antas e em outros córregos.
A cidade tem 60% de rede de esgoto instalada e o restante deverá ser concluído até o próximo ano. As lagoas terão a função de tratar o esgoto antes de despejá-lo nos rios. Técnicos da FNS estão em Bandeirantes para efetuar alguns ajustes no projeto antes do início das obras.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Victor Ângelo de Araújo, que é médico, todos os projetos viáveis para mudança da qualidade de vida, prevenção e eliminação de focos de verminoses na população estão sendo aprovados. ‘‘Os primeiros passos serão a retirada da população ribeirinha, que vive em locais de focos da doença. Depois, o tratamento dos córregos, das pessoas e então operar um saneamento correto’’.
Araújo disse que as 123 famílias da Chácara São Carlos, onde existe um grande foco de esquistossomose, serão retiradas do local até o final do ano, através do projeto de desfavelamento do governo do Estado.
Cerca de 300 casas da Vila São Pedro, outro local com foco de verminose, também vão ser beneficiadas até o final do ano, com a complementação da rede de esgoto, já iniciada. ‘‘A prefeitura também já decretou a desapropriação ao redor do Ribeirão das Antas para implantação do projeto de preservação de fundo de vale’’, disse Araújo.
Ele adiantou que está sendo preparada uma campanha de prevenção de doenças com a distribuição de panfletos e palestras técnicas.

mockup