Sema possui 358 cadastros no programa, entre ONGs, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade
Sema possui 358 cadastros no programa, entre ONGs, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade | Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

A Sema (secretaria municipal do Ambiente) de Londrina realizou na manhã desta quinta-feira (3) mais uma entrega de rações a ONGs de Proteção Animal e protetores independentes. O Banco possui hoje cerca de 17 toneladas de ração para cães e três toneladas para gatos. Os alimentos foram adquiridos por meio de uma ata de registro de preços (modalidade de licitação) totalizando aproximadamente R$ 180 mil.

“A expectativa é que as empresas entendam a importância do programa (do Banco de Ração) e tenham interesse em participar, seja com doações ou participando dos processos licitatórios. Quando zerar nosso estoque, vamos abrir uma nova licitação para adquirir mais um lote”, detalha José Roberto Berhend, secretário municipal do Ambiente.

A Sema tem, neste momento, 358 cadastros no programa de Banco de Ração, sendo três ONGs, 219 protetores independentes e 139 famílias em situação de vulnerabilidade social. Através de um agendamento, os beneficiados buscaram as rações na sede da secretaria, no Parque Arthur Thomas (zona sul).

Essa é a terceira vez que a protetora independente Alessandra Costa é atendida pelo Banco de Ração. Ela é responsável por 74 animais e recebeu 250 quilos de alimentos. “Ajuda muito, assim como a campanha de conscientização para que as pessoas pratiquem a posse responsável. Os animais que chegam para mim, em geral, estão doentes, são amputados, cegos, muito velhinhos e que dada essa condição, foram abandonados”, conta.

O Banco de Ração foi instituído em junho de 2018, através da Lei Municipal nº 12.718. O órgão responsável por coordenar e estruturar as atividades técnicas e operacionais, assim como o credenciamento, fiscalização e acompanhamento de quem receberá as doações é a Sema.

SERVIÇO - Interessados em contribuir com o Banco de Ração devem comparecer na Sema (Rua da Natureza, 155), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. ONGs, protetores independentes e famílias em estado de vulnerabilidade alimentar que possuem animais devem se cadastrar no www.londrina.pr.gov.br/bem-estar-animal/programa-banco-de-racao. Mais informações pelo fone (43) 3372-4750.