Banco de Leite sofre com estoque baixo
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005
Jacira Werle<br>Reportagem Local
Todo o final e início de ano o Banco de Leite do Hospital Universitário (HU) de Londrina passa pela mesma situação: não há leite para atender toda a demanda que se mantêm constante praticamente o ano todo. De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Márcia Maria Benvenuto de Oliveira, o volume coletado diminui, possivelmente, por causa de viagens e de vários feriados nesses meses.
Segundo Márcia, o ideal era que no mínimo 250 litros de leite pudessem estar disponíveis para atender a demanda em Londrina e região. De acordo com ela, o Banco tem cerca de 200 doadoras por mês, sendo que nessa conta estão incluídas desde as mães que doam uma vez ou aquelas que repassam leite frequentemente.
Que o leite materno é saudável, rico em vitaminas, sais minerais e gorduras necessárias para o desenvolvimento dos bebês já é de conhecimento público. O problema é que nem todas as mães têm a consciência de que podem ajudar a salvar outras crinças doando o leite que não é necessário para alimentar o próprio filho.
A médica radiologista Susi Tagima repassa o leite que o filho não consegue mamar para o Banco de Leite. Ela conta que antes de saber da existência do Banco chegou a jogar leite fora. Há cerca de dois meses ela faz a coleta. Susi ressalta que gosta de doar porque não tem trabalho para fazer isso. ''De qualquer forma precisaria retirar o leite. Fico contente em poder ajudar sem ter custo ou desconforto'', assegura.
Márcia explica que todo o leite produzido pela mãe precisa ser retirado. ''Se a mãe deixar de esgotar, o leite poderá empedrar.'' Segundo ela, são coletados em média 220 litros de leite por mês. Porém, em torno de 30% do que é coletado é descartado. ''Às vezes encontramos um fio de cabelo, uma formiguinha no leite ou depois de testes constatamos que o leite estava ácido não podendo ser utilizado'', argumenta ela.
Márcia orienta que as mulheres interessadas em doar podem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (43) 3371-2390. Os profissionais do Banco agendam uma visita na casa da doadora, explicam como o leite deverá ser coletado e quais os cuidados para o armazenamento. O Banco também recolhe o leite coletado pelas mães.