Bairros terão que esperar por melhorias
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de julho de 2002
Célia Polesel<br> Reportagem Local 
Os moradores dos três bairros da zona norte de Londrina que protestaram na semana passada reivindicando melhorias na infra-estrutura nos bairros terão que esperar mais pela solução dos problemas. Os habitantes dos bairros Porto Seguro I e II e Catuaí reclamam da falta de asfalto, de escolas, creches e posto de saúde.
Segundo o secretário de Obras, Aloysio de Freitas, os projetos de pavimentação dos três bairros já foram protocolados, mas é preciso verificar se todos serão aprovados. ''O dinheiro para as obras virá do governo do Estado através do Paraná Urbano e estamos aguardando a análise para liberação dos recursos. O governo vai liberando o dinheiro conforme os projetos e a disponibilidade de caixa. Nem todos serão aprovados. Assim que tivermos os recursos faremos a licitação para as obras'', disse.
Lara Regina de Araújo, gerente regional do Paranacidade, explicou que faltam alguns documentos para a análise prévia da capacidade de endividamento do município.
Segundo Dorival Vitorelli, presidente da Associação de Moradores do Catuaí, cerca de 2.500 pessoas que moram no local têm que utilizar a estrutura dos bairros vizinhos para serem atendidas. ''As crianças que moram mais para o final do bairro precisam andar cerca de três quilômetros para ir até a escola do Conjunto Luiz de Sá. As que moram no início, cerca de um quilômetro.''
Quanto à questão da unidades básicas de saúde (postos de saúde) a explicação da prefeitura é que o Jardim Catuaí faz parte da área de abrangência do Conjunto Aquiles Sthengel e o Porto Seguro I e II do Conjunto Vivi Xavier. ''Por enquanto não há nenhum projeto para a construção de postos nesses bairros'', disse Maria Teresinha Punhagui de Carvalho, funcionária da assessoria técnico-administrativa da Secretaria de Saúde. Segundo ela, os bairros são atendidos também pelo Programa Saúde da Família, o que auxilia na diminuição dos problemas. ''Nós temos projeto para a construção de postos no Aquiles (em fase de licitação) e no Vivi (assinatura da ordem de serviço).''
A secretária de Educação, Magda Tuma, disse que a Associação de Moradores dos bairros deve encaminhar uma carta fazendo a solicitação. ''Com essa correspondência nós vamos estudar a situação para determinar a demanda e verificar o que pode ser feito no momento.'' Segundo ela, é preciso um projeto e a inclusão da verba no orçamento para a construção de novas escolas e creches.


