Bairros são visitados três vezes por semana
''Já passou a época de o Ministério Público ficar enclausurado no gabinete''. A declaração do promotor Paulo Tavares se traduz em ação nas noites de terças, quartas e quintas-feiras, quando as equipes do ''Promotoria nas Comunidades'' vão aos bairros que servem de núcleos regionais.
Às terças, o MP se estabelece no Conjunto Aquiles Stenghel (Zona Norte) e no Jardim Olímpico (Zona Oeste). Quarta-feira é a vez do Jardim União da Vitória (Zona Sul) e, na quinta, os voluntários vão até o Jardim Interlagos (Zona Leste). Segundo Tavares, um acordo entre o MP e a empresa Viação Garcia permitirá que o programa se torne itinerante. Um ônibus levará as equipes para toda a cidade.
Além da presença dos promotores nos quatro pontos fixos pré-definidos, em alguns casos o programa leva assistentes de Serviço Social às residências dos cidadãos.
Dos bairros, os problemas são levados até o pequeno escritório da Promotoria das Comunidades, no Centro de Londrina. Ali, ''é pepino que não acaba mais'', nas palavras de Ivete de Oliveira Branco, responsável administrativa do programa. ''Nossa infra-estrutura não nos permite atuar da forma como gostaríamos, mas procuramos resolver tudo que está ao nosso alcance'', diz Ivete, que volta e meia se comove com os casos e se desdobra para buscar ajuda.
Embora a falta de recursos dificulte desde a contratação de mais recursos humanos até o conserto de uma cafeteira, Inês aponta que o programa ganhou algumas facilidades ao longo de seus oito anos. ''Hoje, falar na 'Promotoria das Comunidades' abre algumas portas. Os cartórios, por exemplo, nos dão gratuidade'', cita. (V.N.)





