Equipes do Controle de Endemias da secretaria municipal de Saúde de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) realizaram a pulverização de UBV costal (fumacê), na região do Jardim Aeroporto, nesta terça-feira. Outros bairros já receberam o serviço: Conjunto Flamingos; São Raphael (1 ao 6); Del Condor; Cj. Águias e Nossa Senhora das Graças. O cronograma vai atender também: Vila Araponguinha; Vila Sampaio; Jardim Novo Horizonte; Jardim do Sol; Casa Grande 2; Vila Bernardes; Jardim Santo Antônio; Conj. Ulisses Guimarães; Casa Grande 1; Jardim Baronesa; Santa Efigênia; Conjunto Centauro 1/2/3; Jardim Petrópolis; Vale das Peróbas 1 e 2; Jardim Interlagos 1 e 2; Conj. Corina Pugliesi e Conj. Residencial Araucária.

A aplicação faz parte do conjunto de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Imagem ilustrativa da imagem Bairros de Arapongas recebem carro fumacê em combate à dengue
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reforça a necessidade de participação da população. "Esta deve ser uma mobilização de toda a sociedade. Os números ainda são altos e, as medidas de prevenção ajudam no combate da doença. Pedimos o apoio de cada morador. Eliminem os focos de água parada, denunciem irregularidades. Juntos podemos diminuir os índices da dengue em Arapongas.”

NÚMEROS

Conforme dados divulgados na semana passada, Arapongas tem 2.923 notificações; 1.373 casos positivos de dengue – sendo 1.350 autóctones e 23 importados; 331 casos em investigação; 1.219 negativos e um óbito. A atualização do Boletim Epidemiológico da dengue deve ser divulgada nesta quarta-feira (11).

De acordo com o boletim divulgado na semana passada pela Sesa (Secretaria do Estado da Saúde), dos 374 municípios que registraram notificações de dengue (93,7% do Estado), 309 já confirmaram a doença (77,4%). O informe registrou ainda 109.574 casos notificados no Paraná e nove óbitos desde novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e segue até julho de 2022. (Com informações da Prefeitura de Arapongas)

*****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1