Imagem ilustrativa da imagem Bairros da região central de Londrina podem ficar sem água nesta terça (9)
| Foto: Pixabay

Nesta terça-feira (9), as vilas Canziani, Penteriche e Larsen, e os jardins América, Vila Rica e Canziani, na região central de Londrina, poderão sofrer um desabastecimento de água, das 8h às 18h.

A previsão da Sanepar é que o retorno aconteça de maneira gradativa, durante a noite. Em caso de chuvas, o cronograma pode sofrer alterações.

A Companhia de Saneamento explica que somente os clientes que não têm caixa-d'água no imóvel é que ficarão sem água durante este período. Uma residência que possui reservatório com capacidade para 500 litros é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

DESABASTECIMENTO NA REGIÃO SUL

Na quinta-feira (11), o desabastecimento está previsto para os bairros da zona sul de Londrina, das 8h às 12h. De acordo com o comunicado oficial, a distribuição de água deve ser retomada gradativamente, durante a tarde.

Os bairros que serão afetados são a Gleba Palhano, Parque Residencial Ilha Bela, Guanabara, Parque Boulevard, Conjunto Residencial Morada do Sol, Condomínio Ville Campestre, Parque Residencial Aurora, Conjunto Residencial Igapó, Condomínio Vale do Arvoredo e Catuaí Parque Residence.

OBRAS

A explicação para os desabastecimentos em diferentes regiões da cidade são as obras para substituição de 86 quilômetros de rede de água. Os serviços tiveram início em julho de 2020 e visam melhorias no abastecimento da região central.

As tubulações antigas de ferro serão substituídas por PEAD (polietileno de alta densidade), com cravação dos tubos em grande parte, sem a necessidade de cortar ruas e calçadas. Isto ocorrerá no grande quadrilátero delimitado pela Avenida Dez de Dezembro, Avenida Bandeirantes (continuação da Rua Bolívia), Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Amapá.

Imagem ilustrativa da imagem Bairros da região central de Londrina podem ficar sem água nesta terça (9)
| Foto: Divulgação/Sanepar

De acordo com a Sanepar, com a nova tubulação haverá maior eficiência na distribuição de água, ganhos operacionais e diminuição de perdas. “A rede antiga causa pequenos vazamentos. E com a rede nova irá diminuir o volume de intervenções no asfalto e de paradas no sistema”, afirmou o gerente geral da Sanepar na Região Nordeste do Paraná, Rafael Malaguido, durante reunião com o prefeito Marcelo Belinati, no ano passado.

O prazo de execução da obra é de 36 meses e o investimento total é de R$ 14 milhões.