Bairro se une contra dengue
Da Redação
Cerca de 100 moradores do Jardim Santa Fé, na zona leste de Londrina, vão participar, nos dias 11, 12 e 13 deste mês, de um mutirão de limpeza no bairro. O principal objetivo do trabalho é diminuir a incidência do mosquito transmissor da dengue. Segundo levantamento feito em setembro pela Fundação Nacional de Saúde (FNS), em 7,93% das residências do Santa Fé foi encontrado o mosquito; a média em todo o município é de apenas 0,87%.
O mutirão é uma iniciativa do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Londrina, com apoio da FNS e diversos órgãos públicos, entre eles a Secretaria de Ação Social, Autarquia Municipal do Ambiente (AMA), Companhia Municipal de Urbanização (Comurb) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Ontem e hoje, os moradores que vão participar do mutirão estão passando por um treinamento com agentes da Fundação. Além da dengue, eles estão recebendo informações sobre outras doenças, como a esquistossomose, febre amarela, hepatite e verminoses, e também orientações de higiene e limpeza.
A assistente social Genilda Stábile, da Secretaria de Ação Social, informa que no total cerca de mil famílias da invasão e do assentamento do Santa Fé, além da invasão chamada Monte Cristo receberão a visita dos monitores. Ela explica que medidas simples, como não deixar a caixa dágua aberta, pode evitar a presença do mosquito.
Ainda segundo Genilda, cada um dos cerca de 100 moradores do Santa Fé que participar como monitores do mutirão vai receber uma cesta básica doada pela empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) para o Provopar. Ela acrescenta que, a partir de agora, o trabalho de conscientização dos moradores será constante. Queremos fazer um trabalho de educação continuada.





