Variadas receitas à base de mandioca vão deliciar o público na 3ª Festa da Mandioca, que começa amanhã, às 18 horas, na Usina Três Bocas (6 km de Londrina). Barracas típicas comandadas por entidades comunitárias locais estarão oferecendo tortas, bolos, biscoitos, pudins e porções do alimento com churrasco, torresmo, frango e carne suína.
A banda municipal se apresentará no sábado, às 20 horas, antecendendo o tradicional concurso da rainha da festa. No domingo, as barracas começam a funcionar às 11 horas, com programação que inclui um bingo beneficente às 16 horas. Os organizadores esperam cerca de 2 mil visitantes de Londrina, distritos e cidades vizinhas.
A Usina Três Bocas é o maior núcleo produtor de mandioca e outros tubérculos do município. Anualmente, os 60 alqueires divididos entre 40 pequenas propriedades produzem três mil toneladas da raiz, que é vendida em Londrina, Curitiba e Maringá. Além da mandioca, os produtores se dedicam também ao cultivo de cará, batata-doce e couve.
A região possui 10 agroindústrias para processamento de tubérculos e ervas, que vendem os produtos descascados, embalados à vácuo e pré-cozidos. A atividade gera 80 empregos fixos e 100 volantes.
A comunidade da Usina Três Bocas está batalhando para inserir o local no roteiro do turismo rural regional. Além da festa, que atrai muitos visitantes, a área conta com o parque ecológico ‘‘Dr. Daisku Ikeda’’, inaugurado recentemente e que oferece diversas opções de lazer.