Bairro quer tirar antenas de praça
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 13 de outubro de 2000
Marta Medeiros De Maringá
Moradores da Zona 5, região oeste de Maringá, querem retirar de uma praça o conjunto de antenas das transmissoras de rádio e televisão da cidade. A Associação Comunitária O Cogumelo programou para amanhã um evento na praça para chamar a atenção de autoridades e mobilizar a comunidade.
Segundo a presidente Maria Lucila Dalmas Ferreira, a entidade pediu para a Universidade Estadual de Maringá um estudo sobre os danos que podem ser causados à saúde por causa da concentração de antenas na Praça Pio XII.
Em terrenos próximos estão instaladas antenas de telefonia celular.
Estamos recebendo uma alta carga de emissão de raios, mas não temos noção nenhuma do perigo, explica Maria Lucila. Segundo ela a associação também está preparando um estudo jurídico para reivindicar na Justiça a desocupação da praça pública, caso não haja um acordo com os proprietários das antenas. O ideal seria a prefeitura ou a Câmara tomar partido da nossa situação, diz Maria Lucila.
A presidente disse também que a entidade já considera os donos das antenas como grileiros. Eles tomaram a praça e, beneficiados pela omissão do poder público, nunca se retiraram daqui, reclama Maria Lucila. O evento denominado Ziriguidum na Praça será realizado amanhã a partir das 14 horas. É a primeira vez que tomamos uma atitude mais efetiva e não iremos parar até a transferência das antenas, afirma a presidente.