Curitiba - Depois da morte acidental do adolescente Willian Rafael Sales, 14 anos, que levou um tiro na boca quando brincava com um colega de 12 anos no último dia 22 de outubro, a comunidade do bairro Tatuquara, onde ele morava, em parceria com o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (Iddeha) e com a secretaria de Estado da Segurança Pública fizeram ontem uma campanha de desarmamento e conscientização. Lideranças do movimento hip hop, que difundem a cultura da paz, incentivaram a comunidade a trocar armas de brinquedo por brindes. A campanha aconteceu em uma escola municipal.
Além da troca das armas, aconteceram apresentações de hip hop com músicas, desenhos em grafitagem e danças do grupo de alunos do programa Arte da Paz, promovido pelo Iddeha e também os grupos curitibanos de hip hop Plena Atitude, Consciência Suburbana, Rima Periférica e Magú. ''A idéia é conscientizar a comunidade da importância da entrega das armas para evitar acidentes como o de Willian. A expectativa é que sejam realizadas de 500 a 2 mil trocas de armas'', afirmou o presidente do Iddeha Paulo Pedron. Até o fechamento desta edição ainda não se tinha o números de armas de brinquedos trocadas.
Dados do Núcleo de Violência da Universidade de São Paulo (USP) dão conta que o Paraná está em 14º lugar no rankig brasileiro de violência por armas. Por outro lado, o Estado é um dos primeiros em número de arrecadação de armas de fogo por meio das campanhas. Dados da secretaria de Segurança dão conta que foram 20 mil armas entregues de janeiro a julho deste ano e quando a campanha federal começou houve um aumento de 7 mil armas. O comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento da região, Mario Thaís Martins, representou o governo do Estado no evento.

mockup