Da Sucursal

Fotos: Gilson AbreuProblemas comunsVista parcial do bairro Tatuquara onde moram 20 mil pessoas: casas de madeira e de material, baixa prestação, muitas construções e inúmeros problemasOs cerca de 20 mil moradores que adquiriram recentemente os lotes da Cohab no bairro do Tatuquara, em Curitiba, estão vivendo momentos de pânico, causado pela falta de segurança no local. Diariamente, um toque de recolher informal esvazia as ruas a partir das 19h30, horário em que bares, supermercados e comércio em geral fecham as portas. As pessoas se recolhem às suas casas e só saem por absoluta necessidade.
As quase cinco mil famílias que dividem os terrenos do Moradias da Ordem, Santa Rita e Paraná, segundo os próprios moradores, não contam com nenhum módulo policial e são vítimas diárias de assaltos, roubos e agressões físicas.
‘‘Eu não consigo mais nem dormir à noite’’, diz a dona-de-casa Fátima Ventura, mãe de três crianças. Recentemente, ela foi agredida por assaltantes que invadiram o ônibus urbano onde ela estava com o filho mais velho, de sete anos. ‘‘Eu estava indo levar meu filho, que é deficiente mental, ao médico, quando eles entraram no ônibus, roubaram o cobrador e nos empurraram’’, conta.
Casas em diversas fases de construção mudam o cenário do novo bairro
Ela acha que a maioria dos assaltos são feitos pelos invasores de terra, que agora estão morando no local.
A dona-de-casa, assim como os outros moradores, aguardou vários anos na fila da Cohab para adquirir o terreno, pelo qual paga uma prestação inferior a R$ 100,00. Ela se mudou para o conjunto Moradias Santa Rita há menos de dois meses, quando veio do bairro Pinheirinho, onde morava de favor (sem pagar aluguel). ‘‘Quando viemos para cá, nos prometeram módulos policiais e postos de saúde e agora nem telefones públicos temos aqui’’, disse Fátima.
Antônio Crispim: quatro anos na fila da Cohab e esperança com salão de beleza
O presidente da Cohab, Ivo Mendes Lima, disse que ‘‘a infra-estrutura está indo para lᒒ, e que é tudo uma questão de tempo. ‘‘As cidades não nascem feitas, elas se formam com o tempo’’, justificou Mendes Lima. Ele disse que a região é uma outra cidade dentro de Curitiba, já que sua população é maior do que a de muitos municípios paranaenses.
A prefeitura de Curitiba garante que os moradores do local contam com uma escola municipal, uma unidade de saúde, uma creche, duas vilas de ofícios, um Piá Ambiental e um Farol do Saber.
Segundo a Cohab, todos os lotes da região já foram comercializados. Mendes Lima explicou que os novos lotes, com entrega programada para este ano, em outras regiões da cidade, farão parte de um programa que tentará aproximar a moradia e o emprego do proprietário. ‘‘Estes futuros lotes entregues poderão, inclusive, estar na Região Metropolitana’’, antecipa.

O comerciante Wilson Ferreira e sua mulher Lúcia Helena: medo ao sair de casa

mockup