Imagem ilustrativa da imagem Baia de conversão da avenida JK para a rua Brasil será ampliada
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A secretaria municipal de Obras e Pavimentação realiza os os serviços de ampliação de pista na Avenida Juscelino Kubitschek, área central de Londrina, no ponto exclusivo de acesso para a rua Brasil. Neste cruzamento, uma baia de conversão de veículos está sendo implantada antes do semáforo já existente, possibilitando o alargamento da faixa esquerda da avenida. O objetivo é proporcionar mais segurança a motoristas e pedestres, bem como a redução dos frequentes congestionamentos de trânsito naquela região. Trata-se de uma reivindicação antiga da população.

Imagem ilustrativa da imagem Baia de conversão da avenida JK para a rua Brasil será ampliada
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O alargamento do lado esquerdo da pista será de 2,5 metros, aproximadamente, reduzindo a área do canteiro central neste ponto. Com isso, os veículos que desejam fazer a conversão exclusiva para a Brasil terão uma área de espera mais ampla e segura, desobstruindo a passagem para quem deseja seguir adiante pela JK. Da mesma forma, aqueles que precisam se deslocar para o lado direito da pista, que possui semáforo com tempo diferente, terão mais facilidade em realizar a mudança de faixa.

De acordo com o gerente operacional de trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização)i, Laércio Voloch, a nova baia de conversão traz ganhos importantes para o dinamismo do fluxo de veículos na avenida JK. “A ampliação deste acesso diminuirá os congestionamentos e riscos de acidente, tornando o local mais seguro. Como a avenida tem duas pistas e é muito movimentada, os motoristas que fazem a conversão à esquerda para a rua Brasil acabam travando a passagem para quem precisa seguir em frente."

.

O projeto foi elaborado pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) e a previsão é que os serviços seja concluídos neste mês.

Segundo o gerente da CMTU, este formato de conversão já foi adotado com sucesso e gerou resultados positivos para o trânsito em outros pontos da JK, como nos cruzamentos com a avenida Rio de Janeiro e ruas Pernambuco e Piauí