Curitiba - A Operação Verão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que começa hoje e será realizada até março de 2009, vai contar com uma inovação para a fiscalização de motoristas que dirigem alcoolizados. Além dos etilômetros (conhecidos como bafômetros) já utilizados pela corporação, a equipe vai contar com bafômetros descartáveis.
Os novos aparelhos vão determinar rapidamente se o motorista fiscalizado deve ou não ser submetido ao teste do bafômetro convencional. A proposta é aumentar o número de testes, sem atrapalhar o andamento da fiscalização. Inicialmente serão disponibilizados 10 mil bafômetros descartáveis, que serão repostos conforme a demanda. Todos os postos de fiscalização da PRE no Litoral também estarão equipados com o bafômetro.
Uma determinação do Ministério da Justiça possibilitou a aquisição de bafômetros para a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com a medida, todas as viaturas e postos da PRF do Paraná serão equipadas com um aparelho. A previsão é de que pelo menos 20 equipamentos já estejam disponíveis para o início de 2009 Operação Verão.
O número exato de aparelhos que serão entregues à PRF no Paraná não será divulgado por causa da estratégia de não divulgar a quantidade de viaturas de fiscalização. Atualmente a PRF conta com 12 bafômetros em todo o Estado. (C.G.B.)

mockup