Avô Francovig começou trazendo areia e alimentos
PUBLICAÇÃO
sábado, 25 de janeiro de 1997
Da Redação
Paulo WolfgangPreparadoFrancisco Francovig: empresa vem se preparando há anos para disputa das linhas com a concorrente
A empresa Francovig, que completou 50 anos em agosto do ano passado, é permissionária das linhas distritais do transporte coletivo e passa, a partir de terça-feira, a operar também em nove linhas da área urbana. Na expectativa da realização da concorrência pública no transporte coletivo, o sócio-gerente da empresa, Francisco Henrique Francovig, revela que vem se preparando há vários anos para entrar nesta disputa.
A história da empresa teve início em 1932, com a vinda de Vittório Francovig (avô de Francisco). Na época, ele trabalhava transportando areia e gêneros alimentícios. Em 1946, foi criada a Francovig Ebiner & Companhia Ltda, que operava com dois ônibus, responsáveis pelo transporte de passageiros para localidades como Selva e Tamarana.
Dois anos depois, já atuava em todos os distritos e povoados de Londrina e operava também fora do Município. Na época, a Francovig contava com 30 veículos. No início da década de 60, foram implantadas as linhas intermunicipais, atendendo Telêmaco Borba e Ivaiporã. Segundo Francisco Francovig, a empresa possui uma frota atual de 55 veículos e tem 200 funcionários.
(Lucília Okamura)