Aves exóticas chamam atenção dos visitantes
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de abril de 2013
Vítor Ogawa<br>Reportagem Local 
Alguns animais exóticos estão chamando a atenção dos visitantes da 53ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a Expolondrina, que acontece até o dia 14 deste mês, no Parque Ney Braga. Uma das atrações é o galo Índio Gigante, que pode alcançar até 1,10 metro de altura e pesar entre 6 e 7 kg, quando as outras espécies de galo podem atingir em média 60 cm e ter entre 3,5 kg e 4 kg. O galo gigante está exposto no estande da Fazenda Califórnia, localizada próxima ao Pavilhão Internacional Otávio Cesário Pereira, e atrai os olhares de curiosos pelo porte e também pelas cores claras.
O produtor rural Joaquim Fernandes, que passeava pelo local, disse que também possui um galo dessa espécie, mas com penas pretas. "Com essas cores claras eu nunca tinha visto", revelou. Sua filha Beatriz Fernandes se impressionou com o tamanho da ave.
"Nós trouxemos essas aves de Recife (PE). Levamos quase um dia inteiro de viagem de avião", explicou o responsável pelo estande, Luciano Antônio Santana. Segundo ele, o galo Índio Gigante é muito utilizado para fazer o melhoramento genético de galos caipiras. "Apesar do tamanho grande, o ovo dessa raça tem um tamanho normal", explicou.
Outra ave que chama a atenção dos visitantes é a perdiz sedosa do Japão, uma ave ornamental com cauda curta, muito fragmentada nas extremidades, bem distribuídas na base, cheia embaixo e com uma abundância de penas suaves, que são sobrepostas. As pernas são curtas, bem separadas e reta quando vista de frente. O técnico em raio-X Igor Gustavo de Oliveira Cita afirmou que achou as aves diferentes. "Se eu não morasse em um apartamento até compraria um desses para colocar em casa. Meu filho de nove meses gosta de animais. Ele fica todo agitado quando vê uma ave dessas", relatou.
Quem vê uma galinha polonesa de topete branco pode até fazer uma associação com os penteados do jogador de futebol da Seleção Brasileira, Neymar. Segundo Santana, essa ave exótica é ornamental e possui um ovo do tamanho de uma bolinha de gude. "Ela vale pela sua beleza", explicou.
O produtor rural Francisco Leme, de Rio Branco do Ivaí (Norte-Centro) tem algumas aves exóticas e afirmou que gostaria de adquirir mais algumas. "Aqui dificilmente eles priorizam a exposição de aves, mas este ano eles finalmente começaram a trazer algumas", comemorou. Ele tem uma criação de pavões, gansos e galinhas d'Angola e pretende ampliar a sua granja. "Eles são criados soltos e acabam ciscando, comendo escorpiões, aranhas e filhotes de cobra", afirmou.
Pôneis
Entre os equinos, os pôneis também são uma atração do parque. O tratador Dirceu Ribeiro afirma que eles sempre foram a sensação do parque para as crianças. "A maioria dos pôneis tem cinco anos de idade, o que para os humanos equivaleria a 30 anos", explicou. Entre os focos dos olhares curiosos estava também um miniboi. "Ele tem 1,20 metro de altura e é bem manso para que as crianças montem nele", afirmou seu tratador.
Para contrastar com esses pequenos animais circulava também no parque de exposições um touro da raça Brahman, que foi originado nos Estados Unidos a partir do cruzamento de outras quatro raças, o Gir, Nelore, Krishna Valley e Guzerá. O animal tem 1.240 kg e 55% desse peso pode ser convertido em carne comercializável. "Esse animal foi o grande campeão na ExpoBrahman, em Uberaba, e também foi o reservado grande campeão em uma competição realizada no Rio de Janeiro", enumerou. O touro Átomo FIV BR Conquista é de Rio Branco do Ivaí.
Serviço:
Informações sobre o evento no www.expolondrina2013.com.br


