A prefeitura de Londrina deve licitar, até o final do mês, uma série de obras a serem realizadas em quatro das principais avenidas da cidade: Juscelino Kubitscheck (Região Central), Winston Churchill (Zona Norte), Maringá e Presidente Castelo Branco (Zona Oeste). Os projetos foram assinados por técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).
''Essas obras visam corrigir pontos de conflito no trânsito, onde congestionamentos e confusões são frequentes'', comentou o secretário municipal de Obras, Aloysio Crescentini de Freitas. Segundo ele, a secretaria está realizando a atualização do orçamento dos projetos, que deve ser fechada até o final de fevereiro. O edital para a licitação sai em seguida. As obras serão pagas com recursos da própria prefeitura.
Na Winston Churchill, segundo Álvaro Grotti Júnior, diretor de trânsito da CMTU, será aberta uma baia de acesso à Rua Edwiges Massagardi Baldan, no Jardim Coliseu. A conversão à esquerda no semáforo com a Avenida Henrique Mansano passará a ser proibida e o canteiro central no cruzamento com a Avenida Lucilio de Held sofrerá adequações de geometria.
Na Avenida Maringá, o semáforo no cruzamento com a Humaitá será substituído por uma rotatória. ''Optamos por essa alteração porque já prevemos que a Maringá passará a sofrer um aumento do fluxo de veículos devido à abertura da Avenida Ayrton Senna (que facilitará o acesso à Avenida Madre Leônia Milito, na Zona Sul)'', justificou Grotti.
O cruzamento das Avenidas Castelo Branco e Aniceto Espiga também receberá uma rotatória. Segundo o diretor, a primeira via receberá as últimas adequações para que o trânsito rumo à Universidade Estadual de Londrina (UEL) flua em duas pistas a partir da região do restaurante Clube da Costela.
A Avenida Juscelino Kubitscheck, por sua vez, sofrerá mudanças no trecho compreendido entre o Canadá Country Club e a Rua Uruguai. Os canteiros serão submetidos a adequações geométricas; com aberturas de baias de acesso à Rua Brasil e à Avenida Rio de Janeiro, e as baias nos cruzamentos com as ruas Pernambuco e João Cândido serão ampliadas. ''Elas já não comportam o tráfego'', argumentou Grotti. Além disso, um canteiro em frente ao Canadá será adequado para facilitar o retorno em frente ao restaurante Recanto de Minas. A previsão da prefeitura é que todas as obras tenham início ainda no primeiro semestre.

mockup