A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) implantou espaços exclusivos para motociclistas na avenida Duque de Caxias, entre as avenidas Juscelino Kubitschek (JK) e Inglaterra, divisa entre a área central e a região sul de Londrina. A demarcação da sinalização especial está presente em outros pontos da cidade.

Conhecidos como bolsões, os lugares para motos consistem numa extensão de segurança de aproximadamente três metros, localizada entre a faixa de pedestres e a linha a partir da qual os veículos ficam posicionados quando o semáforo está fechado. A solução é utilizada em vários municípios do país com o objetivo de melhorar a segurança de motociclistas e condutores, sobretudo nos momentos de saída dos sinaleiros.

LEIA TAMBÉM:

= Entrega da reconstrução do terminal Acapulco fica para dezembro

= Ruas da zona norte de Londrina começam a receber micropavimento

O gerente operacional de trânsito da CMTU, Laercio Voloch, explicou que a decisão pela ampliação da medida ocorreu mediante estudos técnicos de viabilidade, além de observações que indicaram melhora na fluidez e segurança do trânsito, evitando imprensaduras, batidas em retrovisores e outros conflitos em áreas que receberam a intervenção.

DESRESPEITO

“Desde que os bolsões começaram a ser implementados em Londrina, percebemos melhoria no fluxo e segurança nesses locais. Separado de carros, ônibus e caminhões, quem está sobre duas rodas evita de ficar nos corredores e aguarda a abertura do sinal com menos riscos”, avaliou.

Voloch afirmou que, em geral, o londrinense tem assimilado bem a novidade e que os casos de desrespeito são poucos. Ele também lembrou que, devido às particularidades de cada região, nem todas as vias têm condições de contar com o recurso. “Além de haver grande circulação de motociclistas, é preciso ter espaço hábil. Pistas mais estreitas, como as das avenidas Maringá e Tiradentes, não comportariam os bolsões”, explicou.

EM 2021

Viabilizados em decorrência de regulamentação pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) através da Resolução 550/2015, e complementados em nível municipal por meio da Lei n° 12.872, de 2019, os primeiros espaços exclusivos para motociclistas na cidade começaram a funcionar em fevereiro de 2021, na avenida Dez de Dezembro, próximo ao Terminal Rodoviário, na zona leste.

Em maio de 2022, foram implantados em mais quatro pontos: o cruzamento das avenidas Lúcia Helena Gonçalves Viana e Brasília; o da rua Vicente Feijó com Brasília; a interseção da avenida Dez de Dezembro com a rua Tremembés e da Dez de Dezembro com a avenida Portugal. (Com informações do N.Com)