Via importante para acesso à zona leste de Londrina, a avenida dos Pioneiros será duplicada. As novas pistas compreendem trecho de quase um quilômetro, que vai da rua Ângelo Antônio Tronchini até a rua dos Caquizeiros. O valor máximo da obra é R$ 2,9 milhões, em recursos próprios do município. Os envelopes das empresas interessadas na licitação serão abertos no início da tarde de quarta-feira (8).

Pioneiros é uma via importante para acesso à zona leste
Pioneiros é uma via importante para acesso à zona leste | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Estão previstos para a localidade a realocação de postes, corte de 11 árvores, construção de meio-fio, calçada, pavimentação, serviços de galerias pluviais e uma ciclovia no canteiro central que vai dividir as novas e as atuais pistas. Após assinada a ordem de serviço, projetada para este primeiro semestre, a contratada terá seis meses para finalizar as obras. A construtora ainda vai ter que promover toda a sinalização.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, terrenos particulares precisaram ser desapropriados para que o projeto fosse licitado. “É um trecho que não é grande, porém, é uma melhoria para quem mora naquela região, que está crescendo muito ao lado da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Há novas moradias e o fluxo de veículos é intenso”, destacou.

ROTATÓRIA

No entroncamento da avenida dos Pioneiros com a rua dos Caquizeiros, perto da avenida das Laranjeiras e onde estão instalados semáforos, será edificada uma rotatória. “Será uma mudança significativa para esta região. É algo que precisa, porque o movimento de carros vem crescendo e a tendência é que continue assim quando inaugurar os prédios que foram construídos perto da UTFPR. Se deixar todo o trânsito para a avenida São João não será bom”, avaliou a atendente Luciana Barros.

Utilizando a bicicleta como meio de transporte para pequenos percursos, o autônomo Marco de Oliveira se animou com a informação sobre ciclovia na via. “Pena que é uma extensão curta. Poderiam levar até para os bairros do entorno e para o restante da avenida”, avaliou.

CONTINUIDADE

A intenção do município é continuar, posteriormente, a duplicação da Pioneiros, que depois recebe o nome de rua Carmela Dutra Borges, até chegar na rua Santa Teresinha. “Estamos buscando a transferência do antigo leito da linha férrea junto à Rede Ferroviária Federal. Com isso teremos um bom trajeto até chegar no viaduto da avenida Dez de Dezembro”, explicou Verçosa.

RUA SÃO PEDRO

As obras estão num pacote de melhorias para a zona leste, que também contempla a rua São Pedro, na Vila Siam. Segundo o secretário, a ideia é realizar o prolongamento desta via até a rua Atílio Otávio Bisato. Para isso, espaços em que hoje estão instalados barracões terão que ser desativados, com a prefeitura permutando para os proprietários um terreno que fica próximo.

“Para conseguirmos fazer isso temos que ter o domínio da área na ‘ponta’ de baixo. Os proprietários que têm aqueles lotes vão executar esta abertura e iremos permutar parte de um terreno nosso que fica de frente para a Atílio Otávio Bisato. Com a abertura da rua São Pedro ainda vamos resolver o problema de galeria naquele trecho”, elencou.

Quando acontecem chuvas fortes, o cruzamento da São Pedro com a avenida Celso Garcia Cid costuma se transformar em ponto de alagamento.