Obra na avenida das  Laranjeiras começou este mês e prazo de conclusão é de 90 dias
Obra na avenida das Laranjeiras começou este mês e prazo de conclusão é de 90 dias | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Um trecho de cerca de 700 metros da avenida das Laranjeiras, na zona leste de Londrina, será prolongado. Os serviços começaram neste mês e deverão ser concluídos em até 90 dias. Localizado atrás do campus da UTFPR (Universidade Tecnológico Federal do Paraná), o trecho vai da rua 01 – que divide terrenos de loteamento - até a avenida Custódio Venâncio Ribeiro. Atualmente a extensão é de terra.

A obra é uma contrapartida de uma construtora com imóveis nas proximidades. “Se não fosse a contrapartida, o município ia fazer. Como tinha a condição da loteadora, optamos por esse caminho. O loteador tem várias obrigações e como o loteamento não tem muitas ruas, sobrou um ‘crédito’ de pavimentação. É uma ligação importante”, explicou João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação.

A região tem recebido centenas de moradias, com construção de condomínios e prédios. A estimativa do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) é de que aproximadamente 21 mil pessoas se mudem para a localidade. Com o fluxo de pessoas e veículos crescentes, intervenções de infraestrutura também se fazem necessárias, na visão dos moradores.

“Quanto mais opção de trajetos para o deslocamento da população, mais qualidade de vida. Está crescendo muito por aqui e a infraestrutura que tem hoje à disposição não comporta tanta gente. Obras são positivas”, avaliou o auxiliar administrativo Alexandre Buarque, que mudou recentemente para um apartamento perto de onde será o prolongamento.

Mesmo com a melhoria, um trecho curto da avenida das Laranjeiras ainda continuará com estrada de terra. “Vai faltar pouco para concluir toda a avenida. Ficará como contrapartida de outros loteadores”, afirmou Verçosa.

ARCO LESTE

A poucos metros do ponto que contará com asfaltamento, operários trabalham no projeto do trecho um do Arco Leste, que vai ligar a avenida dos Pioneiros até a marginal da BR-369. O viaduto sobre a linha férrea já tomou forma. A obra teve início em dezembro de 2019 e deveria ter sido entregue em 23 de outubro.

Obras do projeto Arco Leste
Obras do projeto Arco Leste | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

A última medição da prefeitura, realizada em outubro, apontou 63% de execução do total previsto em contrato. De acordo com o secretário de Obras, o poder público teve problemas com uma loteadora, que deveria ter promovido a infraestrutura de uma pista após o viaduto, no sentido rodovia, entretanto, não cumpriu com a obrigação.

Foi autorizado um aditivo de prazo e a empresa responsável pelo Arco Leste assumiu a demanda, com custo de cerca de R$ 800 mil. “Tivemos que aditivar o contrato com a empresa e por isso ampliamos o prazo, já que estava fora da contratação inicial. Se não fosse essa pavimentação extra, estaria terminado. Vamos acionar judicialmente a loteadora e cobrar o ressarcimento”, garantiu João Verçosa.

AVENIDA DOS PIONEIROS

Também na zona leste, a duplicação de parte da avenida dos Pioneiros continua, no entanto, vagarosamente. A intervenção, que vai da rua dos Caquizeiros até a Angelo Antonio Tronchini, totalizando 800 metros, tem apenas 27,68% de realização. A ordem de serviço foi assinada em junho e o término contratual está programado para cinco de dezembro. No cronograma, a execução deveria atingir 87% em novembro.

A secretaria de Obras justificou o atraso por um erro da construtora no “corte” do terreno. A pista ficou mais baixa do que deveria e o município não aceitou, com a empresa precisando corrigir, sem custos adicionais para o poder público. A duplicação tem valor de R$ 2,6 milhões.