Curitiba A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) obteve autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para fazer a prestação não regular de transporte ferroviário de passageiros com finalidade turística, histórica e cultural para o trecho Morretes-Antonina, inaugurado no século XIX. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, na segunda-feira.
A ABPF iniciou o trabalho de recuperação do trecho em 1998. Em parceria com a América Latina Logística (ALL), a associação conseguiu realizar em 2002 uma viagem fechada no trecho, cujo tráfego estava suspenso desde 1989. Em 2003, a ligação foi aberta para transporte de cargas. Agora, poderá ser utilizada para passeios aos sábados, domingos e feriados.
Carlos Dias Côrrea Augusto, diretor administrativo regional da ABPF, disse que a associação vai conversar com a ALL para definir como funcionará a linha. Ele afirmou que a intenção é implantar o passeio dentro de 45 dias, mas que a falta de recursos pode aumentar o prazo. ''A ABPF é uma associação de voluntários. Fora algumas parcerias, não temos apoio de ninguém. Vamos implantar essa linha turística de qualquer jeito. Se tivermos apoio financeiro, vamos fazer tudo mais rápido.''

mockup