Autor de outdoor é processado
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de agosto de 1998
Anna Camanducaia 
A publicitária e uma das donas da Get Propaganda Jacqueline Vieira depôs ontem na Delegacia de Ordem Social sobre o outdoor que comemora o aniversário de um ano da agência.
O outdoor mostra um menino de um ano com o pênis ereto. O delegado Vinicius Augustus de Carvalho instaurou processo criminal para apurar os responsáveis pela campanha - o publicitário Gilberto Trindade foi o criador - porque teria recebido telefonemas de pessoas que reclamavam do outdoor.
Segundo o delegado, a peça publicitária fere dois artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente - o 241, que considera crime fotografar cenas de sexo explícito ou pornográficas de crianças ou adolescentes, e o 232, que impede a submissão de crianças ou adolescentes a vexame ou constrangimento.
Jacqueline disse que a Get não queria ser obscena ou colocar pornografia na rua. Queríamos falar que a Get está fazendo um ano e, pela experiência de seus profissionais, tem a potencialidade para qualquer trabalho.
Os nomes dos pais e da criança não foram revelados no depoimento. Segundo o delegado Carvalho, Jacqueline só falará os nomes em Juízo. Comentei a idéia da campanha com uma amiga e ela achou legal. Deixou que seu filho fizesse o trabalho porque não o viu com maldade, viu como uma coisa artística, disse. Aliás, é como ela está vendo até agora. O delegado Carvalho disse que o caso seguirá para a Justiça, que definirá a sentença. O artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente prevê pena de um a quatro anos de reclusão e o artigo 232, seis meses a dois anos de detenção.


