São Paulo - Problemas frequentes, as alergias e doenças do sistema imunológico continuam aumentando de maneira significativa. Atualmente, cerca de 35% da população mundial sofre com algum tipo de alergia e a estimativa é que, dentro de alguns anos, este número aumente para 50%. Os especialistas alertam para os tipos mais frequentes: rinite, urticárias e intolerâncias alimentares.
Para o professor associado da disciplina de Imunologia Clínica e Alergia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Fábio Castro, as causas do aumento estão ligadas ao estilo de vida das pessoas. "Existem muitas teorias para o aumento das alergias no mundo, mas se acredita que o problema está relacionado aos hábitos mais urbanos", afirma. Castro se refere ao consumo exagerado de alimentos industrializados, uso excessivo de medicamentos, incluindo antibióticos, pouco ou nenhum contato com ambientes naturais e poluição do ar.
Entre as alergias mais frequentes estão as urticárias, que podem ter diversas causas. "É uma gama extremamente complexa. As causas vão desde reações a medicamentos, alimentos ou corantes, até doenças silenciosas como hepatite C ou problemas de próstata. A urticária pode ser o corpo avisando sobre alguma doença mais grave", destaca Fábio Castro.
Outro aspecto muito discutido entre os especialistas em alergia e imunologia são as intolerâncias alimentares. De acordo com Castro, os casos têm aumentado de forma agressiva. No entanto, é preciso estar atento às diferenças entre as doenças. "Existe muita confusão em torno do que é intolerância e alergia. No caso do leite, quando você tem uma alergia, existe uma resposta imunológica contra uma proteína do leite, como a caseína. Na intolerância alimentar, a enzima que digere o leite não funciona direito ou é ausente, que geralmente é contra o açúcar do leite, a lactose. As duas podem provocar problemas digestivos, como diarreia, náusea, vômitos, cólicas. Mas a alergia ainda pode provocar rinite, asma, dermatite e morte", explica.
Diante dessa realidade, o Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP está organizando a Jornada de Imunologia Clínica e Alergia da USP, que acontecerá em abril de 2016. O evento vai reunir pediatras, clínicos e especialistas para apresentar e debater casos clínicos e realizar atividades práticas.