Imagem ilustrativa da imagem Aulas presenciais na UEL retornam dia 24 de janeiro
| Foto: Roberto Custódio / Arquivo Folha

Para recepcionar os mais de 13 mil estudantes dos 52 cursos de graduação, no retorno das atividades presenciais a partir do dia 24 de janeiro de 2022, a Prograd (Pró-Reitoria de Graduação) da UEL vem se preparando há meses, com muita expectativa e um plano de retorno minucioso.

Segundo a pró-reitora de Graduação da UEL, professora Marta Favaro, nesta reta final, um mapeamento está sendo elaborado junto com os colegiados de cursos, direções de centros e chefias de cada departamento para que, até o final deste mês, eles possam ter em mãos um panorama sobre o retorno em cada curso.

“Isso é muito importante porque muitos dos nossos estudantes estão fora de Londrina e terão este período para se organizarem até o início das aulas. A partir do dia 24 de janeiro, teremos as atividades presenciais como regra e o ensino remoto emergencial como excepcionalidade. Os coordenadores de cursos estão observando seus planos de aulas e a condição e organização de espaços físicos junto aos estudantes. Essa análise é que irá justificar, se necessária, a manutenção do ensino remoto para alguns estudantes”, explica.

De acordo com Favaro, um pequeno percentual do total de universitários já vem participando de atividades presenciais no campus, especialmente nos cursos da área da saúde, medicina veterinária, agronomia, entre outros. “A maioria ainda permanece em ensino remoto. É importante dizer que nossos alunos estão mobilizados em seus cursos e é uma expectativa muito grande para esse recomeço da presencialidade. Estamos fazendo um planejamento bastante responsável”, destaca.

ANO LETIVO

A Prograd detalha que, por conta da suspensão das aulas presenciais no período de março a junho de 2020, o calendário letivo do ano passado teve uma recomposição até julho deste ano. Ou seja, o ano letivo de 2021 teve início agora, no mês de agosto, com o encerramento do primeiro semestre em 16 de dezembro. O segundo semestre então, terá início em 24 de janeiro de 2022.

Já os candidatos aprovados no Vestibular 2022 iniciarão o ano letivo a partir de agosto de 2022. Favaro ressalta que a comissão de contingenciamento instalada em março de 2020, composta por profissionais da área da saúde, docentes da universidade, o Sebec (Núcleo de Acessibilidade e Serviço de Bem Estar à Comunidade) e as secretarias municipal e estadual de Saúde, segue atualizando regras e orientações quanto aos protocolos de segurança sanitária em todo o campus.

“Tomaremos todos os cuidados em relação à higienização dos espaços, circulação com uso de máscaras, uso de álcool gel, entre outras medidas. Além disso, a Prograd junto com cada departamento está elaborando um material mais sintético sobre as regras que vão orientar a vida dos nossos estudantes, tanto na questão da vida acadêmica quanto dos protocolos sanitários”, finaliza.

VESTIBULAR 2022

As inscrições para o Vestibular 2022 da UEL foram prorrogadas até o dia 22 de novembro e podem ser feitas no site da universidade. De acordo com a Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) a medida tem como objetivo facilitar o pagamento do valor da taxa, já que muitas famílias de vestibulandos têm previsão de recebimento a partir do quinto dia útil do mês.

O prazo inicial terminaria na quarta-feira (3). A taxa custa R$ 140 e poderá ser quitada junto à rede bancária até 23 de novembro, dia posterior ao final do novo prazo. A Cops orienta que, para os candidatos que já fizeram a inscrição e não fizeram a quitação, será necessário realizar a reimpressão do boleto após o dia 3 de novembro para que seja gerado um outro com a nova data.

Outro fator considerado pela universidade é o volume de inscrições, já que a pandemia e o ensino remoto trouxeram sérias consequências para a escola e ao ensino, com consequente desinteresse do jovem para o vestibular. Esse comportamento ficou evidente no baixo volume de inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano e de várias universidades no país.

PROVA

Como no ano passado, o próximo vestibular da UEL será realizado em fase única, no dia 6 de março de 2022. São ofertadas 2.509 vagas, mais 616 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.125, em 52 cursos de graduação.

A prova será dividida em duas partes. A primeira com 36 questões objetivas sobre conhecimentos gerais relacionados ao conteúdo do ensino médio; 10 de língua portuguesa e literatura em língua portuguesa, e quatro de língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês). A segunda parte será composta pela redação, uma produção textual em prosa. (Com informações da UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.