A partir desta quarta-feira (26), a Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi (zona norte de Londrina) vai oferecer a prática de Hatha Yoga. A aula inaugural será gratuita e aberta a toda comunidade. Podem participar pessoas com idade a partir dos 18 anos, mesmo que não tenham tido contato prévio com ioga. Basta levar o próprio tapete, garrafa de água e uma toalha para o rosto.

Os encontros serão realizados às quartas-feiras, das 8h às 9h, no espaço da biblioteca (avenida Saul Elkind, 790). Quem quiser aderir à prática pode se inscrever pelo telefone (43) 99974-1937, diretamente com a instrutora Marcela Arantes. A mensalidade será de R$100,00.

A proposta partiu da gestora cultural da Biblioteca do Centro Cultural, Ana Mischiati, para atender uma demanda dos moradores da região. Ela observa que projetos como esse ajudam a aproximar a comunidade da biblioteca do bairro, a segunda maior biblioteca pública de Londrina. “Nossa ideia é resgatar no acervo livros que tratam não só da yoga, mas de outras atividades físicas, para estimular a comunidade a fazer o cadastro para empréstimo de livros”, acrescentou.

BENEFÍCIOS

Esses encontros de yoga serão conduzidos por Marcela Arantes, praticante há 25 anos e que atua como instrutora faz 15 anos. Arantes explicou que o Hatha é uma dentre várias modalidades propostas pela ioga, e o estilo mais utilizado entre os praticantes em geral. “Sua estrutura e forma de ensinar permitem que pessoas de qualquer idade possam praticar, pois respeita o tempo e ritmo de cada um. No primeiro contato o praticante já sente os benefícios com as técnicas respiratórias e terapêuticas que uma aula proporciona”, comentou.

Os ganhos que a ioga traz para o corpo repercutem não só na saúde física, como também na mental. “As técnicas respiratórias são ferramentas oferecidas aos praticantes para melhorar seu estado de concentração e presença. Elas trazem maior consciência para cada movimento ou postura que se executa durante a aula. E com essas técnicas os efeitos de uma aula passam a ser terapêuticos, ajudando na melhora do sono, maior disposição para as atividades cotidianas, alívio do stress e tensão mental e corporal”, explicou a professora.

Inicialmente, a Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi terá uma turma de ioga, somente uma vez por semana. No entanto, caso o número de interessados supere o limite de vagas, que é de 30 alunos, podem ser oferecidas novas turmas em outros horários.

(Com informações do N.Com)