Foi um dia diferente para os 80 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Anita Correia, localizado no Conjunto Habitacional Tito Carneiro Leal, na zona sul de Londrina. As atividades tradicionais ficaram um pouco de lado para dar espaço a oficinas sobre os Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro, em agosto. E não deu outra. Vivenciar o ambiente olímpico na vida real, mesmo que de forma mais lúdica, deixou as crianças encantadas.
Os olhinhos dos pequenos brilharam diante de tantas novidades. Ana Clara Lima, de apenas 4 anos, ficou encantada ao ver pela primeira vez uma competição de hipismo. Que tal, então, improvisar um cavalo de brinquedo e tentar imitar o que fazem os grandes cavaleiros em competições? "Foi muito legal aprender sobre as Olimpíadas, eu não conhecia", contou a pequena Ana Carolina de Oliveira, também de 4 anos.
A oficina de jogos, que simula algumas das modalidades que serão disputadas no Rio, é apenas uma das atrações da programação de mais uma edição do Projeto Diversidade. O programa é promovido em todas as unidades escolares da rede pública municipal e visa capacitar os profissionais a atender a legislação federal 10.639/2003, que incentiva a diversidade na grade curricular. As atividades prosseguem até a próxima sexta-feira.
As oficinas de jogos vão simular quatro modalidades escolhidas pelos alunos da tarde: arremesso de bola (adaptação do arremesso de peso), ginástica rítmica, handebol e corrida de revezamento. Também haverá atividades de música, conto e artes, que vão trazer aos alunos conhecimentos sobre o samba, e as histórias de alguns símbolos característicos dos Jogos, como os arcos olímpicos e os mascotes. "É um assunto que está o tempo todo na mídia e eles estão vendo e despertando a curiosidade. Enquanto entidade de ensino é importante que a escola aborde esses assuntos para não se distanciar da realidade que eles estão vivendo no momento", destacou a diretora do CMEI Anita Correia, Vanilda Lopes.
Na oficina de música, era nítida a empolgação dos pequeninos com o pandeiro. Ao passo que o instrumento ia trocando de mãos na roda de samba promovida pela orientadora, o interesse aumentava. "Eu bati mais forte", disse um. "Fui eu", rebateu outro. Quando alguém conseguiu fazer um ritmo diferente e ganhou um elogio da professora, o restante da turma logo se animou em tentar novamente. "A temática está bem em evidência. Fizemos trabalho de sonoridade, com vídeos interativos, como um resgate do folclore da cultura brasileira também. Já houve uma apreciação musical, o que é bastante importante para essa faixa etária", salientou a professora Patrícia Andrello do Couto.
A animação também era notável na oficina de conto. Depois de conhecerem sobre a história dos mascotes da Rio-2016, as crianças receberam massa de modelar para tentar reproduzir os bonecos de Vinícius e Tom. "Esse aqui é o Vinícius, esse é o Tom e fiz um céu também", exibiu, orgulhosa, a pequena Ana Clara. "Olimpíadas representa união e alegria dos países de estarem juntos, sentimentos importantes que contrastam com o momento atual do nosso país", apontou a professora Gisele Vidotti.

LÚDICA
A diretora do CMEI reforça que o projeto, que aborda um tema importante da sociedade a cada semestre, já se tornou uma ferramenta importante de contribuição para a formação dos alunos. "Acredito que este tema, além de integrar as crianças com as atividades, é muito rico de conhecimento, proporciona uma diversidade. Por exemplo, o hipismo, além do esporte, tem a questão do cuidado com os animais e o meio ambiente, que devem ser trabalhados", observou Vanilda Lopes.
"Em edições anteriores, já observamos que eles conseguem relacionar o tema trabalhado a algo do cotidiano deles, o que demonstra uma certa compreensão, mesmo que as atividades sejam transmitidas de forma mais lúdica", acrescentou a auxiliar de supervisão do período vespertino, Aparecida Cristina Rodrigues Finoti da Silva.

mockup