A importância da mata para o conforto climático, o comportamento dos animais em seu habitat natural, a formação do solo norte-paranaense e noções de preservação do meio ambiente são conteúdos abordados pelo professor de Ciências das sétimas e oitavas séries do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes que foram observados na prática pelos alunos, ontem, num passeio pelo Parque Arthur Thomas.
Acompanhados pelo professor Gilson Alves, os estudantes participaram do programa ''Descobrindo o Parque'', desenvolvido pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que promove caminhadas ecológicas nos parques Arthur Thomas e Daisaku Ikeda, onde ficam localizadas as usinas hidrelétricas da cidade.
''É uma aula prática ao ar livre que desperta o interesse dos alunos e promove a socialização'', considerou o educador, que aproveitou a oportunidade para destacar que o clima agradável do local resulta da mata abundante. ''Também analisamos a fauna e a flora local, que representam um pouco do que era o Paraná na época da colonização.''
O passeio foi acompanhado pelas monitoras Rosy Ferreira e Adriana Rodrigues Barra Rosa, da Sema, que exibiram um vídeo institucional e, durante a trilha, instruíram o grupo sobre a história do parque e da usina do Ribeirão Cambezinho, instalada na área.
Para a estudante Jaynne Krause, de 14 anos, o passeio transformou-se em descoberta de uma nova realidade. Vinda de Tucuruí, no Pará, ela encantou-se principalmente com as cachoeiras, que não eram comuns em sua terra natal. ''Assim fica mais fácil entender o conteúdo da matéria. Peguei muitas informações novas.''
Roger Cassiano Garcia Cândido, 15, também aprovou a oportunidade de entrar em contato com a natureza. Frequentador do parque Arthur Thomas, onde costuma passear com a família, ele gostou de visitar o local acompanhado por colegas. ''É mais divertido, a gente acaba conhecendo pessoas de outras turmas.''

Serviço - As visitas aos parques são realizadas nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras, em dois horários: das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Os interessados em agendá-las devem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) pelo telefone (43) 3341-9660.

mockup