Representantes dos conselhos regionais e locais de saúde, do conselho de saúde da Comissão de Diretos Humanos (CDH) e do Legislativo Municipal decidiram realizar, no próximo dia 26, a partir das 15 horas, na Câmara de Vereadores de Londrina, audiência pública para discutir a crise que atinge os hospitais da Zona Sul (HZS) e Zona Norte (HZN) de Londrina.
Segundo Maurício Barros, do CDH, todas as autoridades ligadas à saúde na região serão convidadas para a audiência, incluindo o presidente do Conselho Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), Paulo Todero, e também o secretário estadual da Saúde, Armando Raggio. Entidades de classe, como sindicatos e associações de moradores, também poderão participar.
Por falta de verbas, os dois hospitais estão com dificuldades para manter o mesmo número de funcionários e já começaram a demitir. Outra medida estudada para amenizar a crise é o fim dos plantões diários. ‘‘Isso preocupa porque o sistema de saúde de Londrina já está um caos. E se diminuir o atendimento, vai piorar muito a situação na cidade, o que poderá repercutir em outros hospitais’’, declarou.
Além da audiência pública, representantes de associações de moradores de Cambé (13 km a oeste de Londrina) estão organizando para amanhã, a partir das 8 horas, um ato público em frente ao Hospital Londrina. Os moradores querem sensibilizar as autoridades estaduais para que intercedam pela reabertura da instituição, fechada desde o ano retrasado.

mockup