Atraso de verbas deixa escolas sem material
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de novembro de 1998
Vânia Moreira 
As escolas estaduais do Paraná estão sem dinheiro para comprar material de consumo por causa do atraso no repasse de verbas da Fundepar. Em Umuarama, a maioria das 22 escolas estaduais está ficando sem material. Faltam até mesmo giz e gás de cozinha.
Por falta de gás, duas escolas suspenderam a merenda esta semana. Temos os alimentos, mas não temos gás para cozinhá-los , disse a secretária do Colégio Bento Mussurunga. Os 1.600 alunos do colégio estão sem merenda desde segunda-feira. O Colégio Souza Naves também parou de fazer merenda por falta de gás.
O prefeito Fernando Scanavaca (PPB) reuniu os diretores de 17 escolas e decidiu fornecer o gás para evitar que os alunos fiquem sem merenda. Scanavaca informou que vai fornecer 80 butijões e sete cilindros de gás para as escolas estaduais. A prefeitura vai repassar também material de limpeza. O ano letivo na rede estadual de ensino termina dia 22 de dezembro.
As verbas do Fundo Rotativo, repassado pela Fundepar para manutenção das escolas, estão atrasadas há dois meses. No início de novembro, as escolas receberam metade (algumas menos da metade) da parcela de setembro, mas alegam que o dinheiro deu apenas para pagar contas atrasadas. Algumas escolas devem até R$ 2 mil no comércio. A chefe do Núcleo Regional de Ensino em Umuarama, Leonice Losovoy, admitiu que não há previsão de quando serão feitos novos repasses do Fundo Rotativo. É provável que as escolas não recebam mais a verba este ano.


