Atividade defende fim de barreiras para deficiente
Lino Ramos
De Londrina
Especial para a Folha
Foi lançada ontem à tarde, na prefeitura, a 8ª Semana de Conscientização da Pessoa Portadora de Deficiência. Segundo a Secretária de Ação Social de Londrina, Marisa Goettel do Nascimento, a proposta é chamar atenção da sociedade para a importância de se eliminar os obstáculos enfrentados pelos portadores de necessidades especiais, como o preconceito e as barreiras arquitetônicas.
O evento continua até o próximo sábado. Para hoje, às 20 horas, no Catuaí Shopping Center, será aberto o 2º Salão de Artes Plásticas de Pessoas Portadoras de Deficiência, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.
A secretária Marisa Goettel do Nascimento entende que o maior problema dessas pessoas é a dificuldade para conseguir um emprego. A maior demanda desse segmento é a ocupação. Existe muita dificuldade para o deficiente conseguir um emprego. Ela pede aos empresários que estudem a possibilidade de abrir vagas para os deficientes, a exemplo de empresas como os Correios, Pado e McDonalds.
Outro problema é a ausência de veículos apropriados ao deficiente no sistema de transporte coletivo. Segundo ela, atualmente, a Secretaria de Ação Social e a Pastoral do Deficiente da Igreja Católica mantém dois ônibus especiais que atendem a comunidade das regiões norte e sul com o transporte de crianças até as entidades. As regiões leste e oeste também estão solicitando esse tipo de transporte e pedimos o auxílio da comunidade, afirma a secretária.





