O número de atendimentos de pessoas atacadas por animais peçonhentos ou outros tipos de pragas urbanas cresce cerca de 20% no verão. O dado é do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) do Hospital Universitário. O setor tem atendimento 24 horas.
''No calor, os animais que vivem entocados saem dos abrigos em busca de alimento ou para o acasalamento. O período coincide com as férias escolares, acampamentos e com trabalhadores na colheita da safra de verão. Neste período, eles ficam muito mais expostos'', avaliou a coordenadora do CCI, Conceição Turini.
Os ataques mais comuns na Zona Rural são de cobras. Já na Área Urbana, as pragas que mais atacam são as aranhas e escorpiões. Mas também são registrados problemas com taturanas. Conceição destaca que a vítima deve lavar o ferimento com água e sabão, ingerir apenas água e procurar imediatamente um serviço de saúde.
Este ano, foram 80 casos atendidos no HU. O número total, porém, não é contabilizado já que o CCI não recebe notificação de outros hospitais ou postos de saúde.
Uma orientação importante é recolher o bicho, quando possível, para facilitar a identificação e o tratamento. Cada veneno age de uma forma no organismo. Por isso, é importante saber o tipo de animal que fez o ataque. Dependendo do tipo de animal, a picada pode provocar de dor intensa e lesão no local até complicações graves, como insuficiência renal aguda e edema pulmonar. (F.R.F.)
Serviço Os telefones do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) são 3371-2244 0800-722-6001

mockup