Associação inaugura sede no Tarumã
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de dezembro de 1996
Ana Cristina Pereira 
A Associação Santa Terezinha de Reabilitação Auditiva inaugurou sexta-feira a nova sede no bairro Tarumã, em Curitiba. Com 1,2 mil metros quadrados, a entidade terá capacidade para atender 150 crianças e adolescentes e espaço amplo para o centro de audiometria, de exames em deficientes.
O prédio, de dois pavimentos, foi construído com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação. A associação fica na Rua José Veríssimo, 220.
Criada em novembro de 1987, a associação presta atendimento às crianças portadoras de deficiência auditiva, com até 16 anos. Na escola, as crianças são alfabetizadas. Depois desta idade, elas vão procurar emprego, diz o presidente da entidade, Rubens Leonart.
A associação atende também portadores de deficiência auditiva e visual. Este setor funciona no bairro Batel. Segundo Leonart, o centro de audiometria também é uma subdivisão da entidade e atende cerca de mil pessoas por ano.
O presidente da entidade diz que o setor de audiometria é um dos mais modernos do Paraná. A audiometria de tronco cerebral, realizada na entidade, atende a criança que passou pelo teste de audiometria normal. Mas que por algum motivo o exame não consegue detectar a deficiência, explica.
Leonart destaca que apesar da divulgação do atendimento especial para deficientes, muitos pais demoram para perceber a doença do filho. Há crianças que chegam aqui com cinco anos e nesta idade já poderiam ter recebido noções de letras e números, afirma.
Os gastos mensais da Associação Santa Therezinha são de R$ 32 mil. Para se manter, a entidade tem um convênio de amparo técnico com o Departamento de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação, que paga os professores.
Outros recursos vêm da comunidade, com doações e eventos. Leonart afirma que, periodicamente, a associação promove feiras, chás e bingos. Neste momento, graças às promoções, não temos déficit, diz Leonart.


