O prefeito Marcelo Belinati decretou nesta quarta-feira (16), pela manhã, luto oficial pelo falecimento da assistente social Sandra Regina Nishimura. Ela morreu na quarta, em Londrina, em decorrência de complicações de um acidente automobilístico no último domingo (13). Deixa esposo e três filhos.

“Pessoa e profissional exemplar, que durante a sua vida prestou inestimáveis trabalhos à sociedade londrinense, como cidadã, servidora pública, secretária municipal de Assistência Social, conselheira municipal, chefe de Gabinete na Câmara Municipal, dentre tantos outros cargos e funções, sempre trabalhando em prol de Londrina”, declarou o prefeito Marcelo Belinati.

Sandra Nishimura ingressou na Prefeitura em 1987 e se aposentou em dezembro 2020, como assistente social no Cras Sul A, seu último local de trabalho. Foi secretária de Assistência Social de Londrina e atuou no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Federal.

Atualmente, Nishimura era chefe de gabinete da vereadora Lenir de Assis (PT). "Uma vida de comprometimento, de dedicação e de generosidade com a família, amigos, a assistência social e a militância política. Trabalhou de forma incansável pela promoção do acesso aos serviços públicos, ao bem-estar e à dignidade daqueles e daquelas que mais precisam. Sandra acreditava no potencial da nossa gente, no diálogo como instrumento de transformação. Sua partida provoca um vazio imenso, mas deixa um grande legado. Sandra Nishimura tinha o melhor da essência humana", disse a vereadora, pelas redes sociais.

A Câmara Municipal também lamentou a morte. O presidente do Legislativo, Jairo Tamura (PL), determinou a suspensão das reuniões públicas previstas para a tarde desta quarta.

Imagem ilustrativa da imagem Assistente social Sandra Nishimura morre em Londrina nesta quarta
| Foto: Emerson Dias - N.Com

NÉIAS

As Néias-Observatório de Feminicídios de Londrina também se pronunciou sobre o falecimento. "As Néias recebem com consternação e indescritível tristeza a notícia do falecimento de nossa companheira de lutas Sandra Nishimura. Sandra era uma pessoa rara. Trazia, em seu olhar terno, uma imensa disposição para a luta. Ativista em defesa dos direitos sociais das minorias, dos direitos das mulheres, pelo acesso amplo à saúde e à educação", diz nota do observatório.

"Atualmente era chefe de gabinete da vereadora Lenir de Assis e dedicava parte de seu tempo ao processo de formalização e construção das atividades deste Observatório. As Néias expressam sua gratidão a Sandra e sua solidariedade irrestrita aos demais amigos e amigas e aos familiares por esta precoce perda. Sua parceria, companheirismo e exemplo de vida ficarão registrados na história de nossa organização. Vá em paz, companheira." (Com informações do N.Com Néias e Câmara de Vereadores)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1