Assembléia veta chip nos carros para controlar IPVA
A Assembléia Legislativa derrubou ontem - por 28 votos a um - o projeto do governo que prevê a implantação de chips nos carros licenciados no Paraná com o objetivo inicial de controlar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O único voto a favor do Projeto de Lei 486/98 foi o do deputado líder do Governo, Valdir Rossoni (PFL). Algumas emendas apresentadas foram reunidas num segundo projeto, que se tornou insignificante diante do veto.
Rossoni classificou a derrota como normal. Os puxões de orelha pelo fracasso da votação, disse, cabem aos encarregados da articulação política. O líder do governo não pode fazer tudo sozinho, disse.
O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PR), Cesar Franco, não descartou a possibilidade de uma avaliação futura, já no próximo ano. A idéia não deve ser considerada morta porque o projeto é muito interessante.
O diretor-superintendente da Celepar - órgão que gerencia o banco de dados do Estado - Francisco Krassuski, disse que o Paraná deixou de sair na frente. O governo perdeu a oportunidade de implementar um sistema inovador, disse. Ele acredita que a idéia de colocar chips nos veículos poderá ser adotada, futuramente, pelo governo federal. Essa é a única solução técnica para evoluir das placas usadas hoje, que podem ser falsificadas. A Secretaria de Estado da Fazenda estima uma evasão, a cada ano, de 10% do IPVA, cerca de R$ 20 milhões. (A.V.)





