Assembléia discute consórcio
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de outubro de 2001
Erika Wandembruck<br> De Curitiba 
O presidente da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Paulo Kawahara, e o secretário da Associação de Municípios da Região Metropolitana (Assomec), Fernão Aciolli, irão à Assembléia Legislativa na próxima terça-feira falar sobre a criação do consórcio intermunicipal que vai administrar a destinação do lixo. A decisão foi tomada ontem durante reunião com deputados da Comissão de Meio Ambiente.
''Como não ficaram esclarecidos quais os critérios de cobrança da tarifa do lixo, convocamos a Comec e Assomec para detalhar o consórcio aos deputados, vereadores e população em geral'', disse o deputado Neivo Beraldin (PDT). Dez municípios da região de Curitiba já assinaram a participação no consórcio, que irá cobrar tarifas pelos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos.
Uma empresa será contratada através de licitação, que será realizada no máximo em dois meses, para administrar o lixo. Ela ainda irá construir um novo aterro sanitário para substituir o do Caximba, que estará saturado até o final de 2002. O Caximba recebe 2,4 mil toneladas diárias de resíduos de Curitiba e municípios da região.
''A tarifa deve ser única e não será cobrada conforme a quantidade de lixo recolhido, porque para não pagar mais as pessoas podem começar a desovar os resíduos em qualquer lugar'', disse o vereador de Colombo, Onéias Ribeiro.
Três cidades já se ofereceram a receber o novo aterro: Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Rio Branco do Sul.


