Os assaltos aos ônibus das duas empresas que prestam o serviço de transporte coletivo em Londrina tiveram uma redução de 27,3% nos cinco primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período em 2002. No total, 157 veículos foram abordados por ladrões na cidade até o final de maio, contra 216 ocorrências até o quinto mês do ano passado.
Os ônibus da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) foram vítimas de ladrões 129 vezes até o último dia do mês passado, contra 166 ocorrências no mesmo período em 2002. Já a Francovig comemorou a redução de 50 para 28 assaltos, quase a metade. Os resultados mais expressivos alcançados pela segunda empresa foram registrados em janeiro, quando nenhum de seus ônibus de linha foi assaltado (em 2002, foram 12 roubos em janeiro), e em maio, com três assaltos (contra 13 no mesmo mês no ano passado).
A direção da TCGL acredita que a redução significativa foi alcançada graças à instalação de cofres em 80 veículos que cobrem nove linhas e nos nove microônibus do Psiu, e à ação da Polícia Militar. ''Os cofres são importantes porque inibem o assaltante. Hoje, a recomendação é que o cobrador trabalhe com o mínimo de dinheiro possível. Eles são instruídos a ficar com o valor de no máximo vinte tarifas na mão, para dar o troco aos usuários'', diz Daniel Martins, gerente de tráfego da empresa.
Ele explica que, com isso, o produto do roubo se torna pouco lucrativo, o que acaba afastando os ladrões. Anteontem à noite, um rapaz aparentando ser menor assaltou a linha 307, que circulava pelo conjunto Avelino Vieira (zona oeste), e levou apenas 15 passes. ''Os coletivos hoje estão menos visados'', acredita Martins. ''Antes, eram cinco ou seis assaltos por noite. Hoje, é um número muito menor''. Anteontem, outro roubo a ônibus foi registrado. Assaltantes levaram R$ 60,00 em dinheiro de um ônibus da linha 621 jardim Ana Rosa, que passava pela avenida Tiradentes, na zona oeste.
Martins destaca que a ação de policiais militares, que circulam à paisana pelos ônibus, também está evitando assaltos, mas acha que os números podem diminuir ainda mais. A TCGL adquiriu recentemente 20 novos cofres, que estão sendo colocados em linhas visadas por criminosos que ainda não receberam o acessório. A ''campeã'' da empresa em 2003 é a linha 401, que circula entre o conjunto Chefe Newton Guimarães e o jardim São Jorge (zona norte), assaltada 15 vezes desde o início do ano. Em nota enviada à Folha, a Francovig creditou à ação das polícias Civil e Militar a redução dos assaltos a ônibus de suas linhas.

mockup