Foz do Iguaçu Assalto a um carro-forte terminou com um vigia morto, dois vigilantes, quatro pedestres e um policial militar feridos, pelo menos seis viaturas e carros particulares metralhados e muito pânico no centro de Foz do Iguaçu. O roubo aconteceu no começo da noite de anteontem na Avenida Brasil, principal via comercial, em frente ao Banco Bradesco. Um suspeito do assalto também morreu.
O crime mobilizou mais de 40 homens da Polícia Federal, Polícia Civil, Grupo de Operações Especiais (GOE), Polícia Militar e Guarda Municipal, além do Siate. Apesar do efetivo, os quatro ladrões, fortemente armados, fugiram com um malote (o valor não foi divulgado).
A quadrilha armada com fuzil AR-15, metralhadora 9 milímitros, revólveres e pistolas interceptou o veículo da TGV Transporte de Valores já em frente ao banco, perto das 19 horas. O bando teria atirado primeiro, o que provocou a reação dos seguranças. Logo, a quadra foi ocupada por uma intensa troca de tiros.
Policiais e socorristas do Siate que atendiam a um acidente de trânsito ocorrido minutos antes, próximo do banco, foram até local para atender os feridos à bala, mas também foram recebidos a tiro, assim como os policiais que chegaram para fazer o reforço. Pessoas buscaram abrigo nas lojas abertas devido às compras de Natal , cujos proprietários fecharam as portas para garantir segurança.
Com um esquema de fuga planejado, os ladrões escaparam numa camionete L-200, placa paraguaia, rumo a barranca do Rio do Paraná. Durante a fuga, houve troca de tiros, mas os bandidos conseguiram entrar num barco. Enquanto a quadrilha fazia a travessia, aconteceu mais um tiroteio até o grupo chegar na margem do Paraguai.
Ontem, pela manhã, o Instituto Médico Legal (IML) recolheu um corpo do Rio Paraná identificado como sendo Luiz Alberto Acosta, 28, morto com um tiro no olho. Ele estava com uma granada do Exército do Paraguai amarrada ao pescoço, com um colete à prova de bala e uma bolsa cheia de munição de três calibres.
Segundo o delegado-chefe da 6 Subdivisão Policial (SDP), Hamilton Cordeiro da Paz Júnior, Acosta é foragido de Pato Branco e morava no Paraguai. ''Com esse dado, identificamos a quadrilha dele e descobrimos que a Nissan usada pelos bandidos foi tomada de assalto no dia 3 de dezembro no país vizinho. Vamos contar com a ajuda da polícia paraguaia para prender os fugitivos'', disse.
O funcionário da TGV Transporte de Valores Silvestre Vasques, 49, morreu duas horas depois de ser atingido com um tiro na cabeça. Foram baleados os vigias Paulo Burchz, 44, e Flávio Cordeiro Leal, 48, os pedestres Luiz Antônio Ferreira, 25, Vera Gebai, 45, Michele Teixeira Gebai, 22, João Batista Joquinta, 24. O soldado Luis Borges, 40, foi atingido na perna. Deles, apenas Luiz Antônio Ferreira continuava internado na Santa Casa Monsenhor Guilherme ontem, sem risco de morte. Os demais receberam alta.