Valmir Denardin
De Foz do Iguaçu
Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas, ontem, durante assalto a uma casa de câmbio em Foz do Iguaçu. Os mortos são o adolescente Anderson Urias da Silva, 16 anos, filho do dono do estabelecimento; e Jonas Cabrera, 24 anos, um dos assaltantes. Ficaram feridos o proprietário da casa, Pedro Paulo da Silva; e um assaltante, que até o final da tarde estava identificado apenas como Tião.
O assalto ocorreu às 10h30, quando Cabrera e Tião chegaram à casa de câmbio, localizada nos fundos de uma loja no número 969 da Rua Oswaldo Cruz, na Vila Portes, região oeste da cidade, a cerca de 500 metros da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai. Segundo a Polícia Civil, eles afirmaram que queriam comprar R$ 2 mil em dólares.
Desconfiado, Silva afirmou que não tinha o dinheiro. Os assaltantes então sacaram os revólveres que levavam consigo, apontaram para o adolescente – que ajudava no atendimento – e anunciaram o assalto. Silva, que também estava armado, reagiu e houve tiroteio.
Baleados na cabeça, Anderson e Cabrera morreram na hora. Tião, mesmo ferido na cabeça, conseguiu fugir, em um Gol preto estacionado próximo à loja e que era dirigido por um homem não identificado. Silva foi ferido com um tiro na barriga. Ele obteve alta no final da tarde, depois de ser antendido na Santa Casa.
A polícia ouviria ainda ontem o depoimento do dono da casa de câmbio para esclarecer detalhes do caso. A Folha foi até o local ontem à tarde. O estabelecimento, que não tem qualquer identificação, estava fechado. A polícia não soube informar se a casa funcionava legalmente.
Segundo a 6ª Subdivisão Policial, Cabrera já tinha passagens pela polícia por lesão corporal e furto. Se forem presos, os outros dois assaltantes serão indiciados por tentativa de roubo seguida de morte e tentativa de homicídio. As penas vão de 15 a 30 anos de prisão.