Assaí reconstrói praça que contorna catedral
Assaí reconstrói praça
que contorna catedral
Obra tem previsão de quatro meses para ser concluída
Therezinha Thomaz
De Assaí
A reconstrução da praça da matriz, em Assaí (37 km a leste de Londrina), encontra-se em fase de movimentação de terra, numa área de 5.800 metros quadrados, localizada no centro da cidade. Na sequência, serão construídas as calçadas em petit pavet e ladrilho hidráulico, e instaladas as tubulações elétricas e hidráulicas.
A obra na praça abrange a frente e lateral da matriz onde terá gramado, arbustos ornamentais, árvores de pequeno porte, pedras, pórticos, muretas e bancos. Está previsto um prazo de quatro meses para ser concluída, com recursos estimados em R$ 140 mil, procedentes da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano.
Para o engenheiro Roberto Gomes de Morais, o projeto paisagístico faz lembrar a arquitetura urbanística oriental, e preserva a principal identidade da igreja matriz, no estilo entre o colonial e o barroco.
A praça terá um só nível de terreno, sem nenhuma escadaria, para proporcionar livre acesso das pessoas, inclusive portadores de deficiências físicas, ao contrário da anterior que foi projetada com dois níveis e escadarias.
A antiga praça foi inaugurada em 1968, durante a gestão do prefeito Frederico Prudêncio de Andrade. As árvores estavam velhas, a maioria doente, com porte muito alto e copas se encontrando, impedindo a entrada de raios solares que anulou a vegetação rasteira. Além disso, calçadas e muros apresentavam rachaduras, com os sanitários públicos sem condições de uso, bem como a falta de manutenção do logradouro.





