Mauro FrassonHelena Macilag, 81 anos, quis morar num asilo depois de ficar doenteA Secretaria Estadual da Criança e Assuntos da Família tem cadastrados 166 asilos no Paraná, onde moram 6.288 idosos. Na maioria dos casos, são pessoas que deixaram o convívio da família por problemas de saúde. É o caso da dona-de-casa Helena Macilag, de 81 anos, que está morando há dois meses no Lar Iracy Dantas de Andrade, no bairro Xaxim, em Curitiba. Ela conta que morava com o filho num apartamento, no 5º andar, e era obrigada a descer e subir escadas diariamente. O esforço físico fez com que ela tivesse problemas de saúde e ficasse cansada facilmente. ‘‘Tinha dias em que eu não podia nem pensar em sair de casa’’, afirma.
Por causa do cansaço físico constante, Helena pediu para que fosse levada à uma casa de repouso. ‘‘Eu estava feliz com o meu filho, mas entendia que não poderia morar mais com ele’’, afirma. No começo, ela conta que foi difícil se adaptar a nova vida, mas diz que se sente melhor e não tem mais dores. ‘‘Sinto apenas saudades dos meus cinco netinhos’’, salienta.
Mauro FrassonCatarina Kalva, 55 anos, se sente só e gostaria de estar com a famíliaClara Bezerra de Lima, de 81 anos, mora num asilo há três anos e diz que não poderia estar mais feliz do que agora. Apesar de ter uma família longa (5 filhos, 30 netos e 6 bisnetos), ela conta que resolveu ir ao asilo por vontade própria. ‘‘Foi difícil convencer meus filhos que eu queria vir a um asilo, mas eles entenderam que era melhor’’, diz ela. Clara ficava sozinha todos os dias em casa e sentia muita solidão. ‘‘Prefiro ter outras pessoas da minha idade em volta e visitar a família nos finais de semana e nos feriados’’, afirma.
Situação contrária é vivida por Catarina Romaneski Kalva, de apenas 55 anos. Ela está morando no Lar Iracy Dantas há um mês e diz que se sente muito só. ‘‘Eu quero ir para a casa, com a família’’, conta. Catarina diz que foi levada pelos sobrinhos para o asilo para descansar por alguns dias e espera que eles voltem para tirá-la de lá. ‘‘Eu sou bem tratada aqui, mas esta não é a minha casa’’, fala.(L.P.)

mockup