Imagem ilustrativa da imagem Árvore gigante cai e bloqueia passagem no Bosque Central
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Uma árvore de grande porte caiu neste fim de semana no Bosque Central “Marechal Cândido Rondon” e bloqueou um dos acessos ao local e parte da calçada na travessa Padre Bernardo Greis, em frente à Catedral Metropolitana de Londrina. A árvore foi arrancada pela raiz e caiu sobre outras árvores.

Um dos agentes da Zona Azul comentou que até o início da tarde de sábado (9) a árvore estava intacta. Ao que tudo indica, a queda ocorreu entre o sábado e domingo (10). Ao passar pelo local é impossível não se espantar com o tamanho da árvore. Por sorte, ninguém se feriu. “Chama muita atenção porque ela é enorme. Pelo jeito, era uma árvore que já estava velha demais. Que bom que não aconteceu nada grave”, comentou Thiago da Silva Oliveira. Uma equipe da Prefeitura Municipal está no local para fazer a remoção de galhos e troncos.

De acordo com a gerência operacional da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), as equipes foram informadas sobre a queda da árvore na manhã desta segunda-feira (11) e, ao que tudo indica, a espécie já estava condenada.

Trata-se de um exemplar de Pau-d'alho, espécie em abundância na região, encontrada normalmente em remanescentes florestais. A espécie chega a atingir 30 metros de altura e exala cheiro de alho. A manutenção das árvores do Bosque Central é de responsabilidade da Sema.

Imagem ilustrativa da imagem Árvore gigante cai e bloqueia passagem no Bosque Central
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

NOVA LICITAÇÃO

Uma nova licitação será aberta na quarta-feira (13), às 9h, para a revitalização do Bosque Central. Até esta data e horário, as empresas interessadas podem apresentar dois envelopes lacrados, com propostas comerciais e os documentos de habilitação exigidos em edital. O preço máximo para esta obra é de R$ 2.545.328,55.

O primeiro certame foi aberto em novembro, mas não houve empresas interessadas. Após concluir a licitação, firmar contrato com o Município e receber a ordem de serviço, a empresa vencedora terá prazo de 150 dias para execução dos trabalhos.

O projeto foi desenvolvido por equipe técnica do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), com base em reivindicações feitas pela comunidade e apresentadas em audiência pública. Também participou o Compac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural), na definição de diretrizes sob o ponto de vista do patrimônio histórico-cultural.

As melhorias no espaço incluem áreas arborizadas, espaço para circulação de pedestres e conexão das Praças 7 de Setembro e 1º de Maio, mais iluminação na área central e nos caminhos, reforma da quadra poliesportiva, novos equipamentos para atividades físicas, e uma mini praça, entre outros serviços.

SERVIÇO - Comunicados sobre quedas de árvores podem ser feitos à Sema, pelo telefone (43) 3372-4762 (das 12h às 18h) ou pelo 153 da Guarda Municipal

Imagem ilustrativa da imagem Árvore gigante cai e bloqueia passagem no Bosque Central
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA