Arrombamento de veículos preocupa autoridades
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 12 de janeiro de 2000
Gerson da Luz Souza
De Cascavel
Especial para a Folha
Comandantes das polícias Civil e Militar de Cascavel estão preocupados com o número de arrombamentos em veículos na cidade. O delegado-chefe da 15ª Subdivisão Policial, Aroldo Davison, disse que já está mantendo entendimentos com o novo comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Antonio Amauri Ferreira de Lima para conter o problema.
Em dezembro foram registrados 65 arrombamentos em veículos. Em novembro foram 83, outubro 60 e em setembro 56. Esse tipo de crime na maioria das vezes é praticado por menores, que são detidos e encaminhados à Vara da Infância e Juventude e geralmente liberados no mesmo dia, justifica o delegado.
A principal forma de coibir este tipo de delito é o policiamento ostensivo. O comandante da Polícia Militar nos informou que vai aumentar o efetivo nas ruas e nós vamos colaborar com esse trabalho, embora não seja função direta da Polícia Civil, observa Aroldo Davison.
O delegado também afirma que a população pode colaborar com a redução dos arrombamentos, não deixando objetos pessoais no interior do veículo. Bolsas, papéis e outros objetos são atrativos para arrombadores, alerta. Na medida do possível, toca-fitas e CDs também devem ser protegidos no veículo.