O plástico leva em média de 400 a 500 anos para se decompor na natureza. Centenas de anos depois, o copinho plástico jogado no Calçadão ou a embalagem de salgadinho descartada no gramado no Campus ainda permanecerão como resíduos poluidores do ambiente. Pensando nisso, o movimento estudantil Desplastifica UEL irá promover, neste sábado (20), o Arrastão do Plástico, um mutirão colaborativo para coleta e contabilizar os objetos descartados de forma incorreta que poluem gramados, jardins, departamentos e outros ambientes da Universidade Estadual de Londrina.

O evento é aberto para todos, tanto da comunidade interna quanto externa, que desejam fazer a diferença na promoção de uma UEL limpa e sustentável. Marcello Gorla, aluno do primeiro ano de Psicologia e membro do Desplastifica, explica que um dos objetivos principais do Arrastão é justamente engajar a comunidade sobre o cenário.

“É conscientizar a comunidade universitária da situação de descarte em que se encontra a Universidade, problematizando a questão e gerando mais engajamento comunitário sobre este aspecto”, ressalta.

LEIA TAMBÉM:

= CMTU renova com cooperativas prometendo próximo contrato com melhorias

Participantes irão fazer a limpeza por todo o Calçadão, além de áreas próximas às lixeiras e na entrada dos centros
Participantes irão fazer a limpeza por todo o Calçadão, além de áreas próximas às lixeiras e na entrada dos centros | Foto: Roberto Custódio - Arquivo FOLHA

Segundo Gorla, os resíduos serão segregados de maneira adequada em “orgânico”, “rejeito” e “reciclável” durante a coleta. “Aqueles que forem recicláveis, iremos distribuir para uma cooperativa que realiza reciclagem aqui em Londrina. Os que não forem, serão descartados de forma adequada”, conta.

Através da movimentação, o Desplastifica UEL espera demonstrar e denunciar o quanto a problemática do descarte incorreto de resíduos de plástico impacta na vida universitária e na comunidade externa, aumentando a poluição e o desperdício.

“Isso possibilita que mais alunos, professores e funcionários comecem a mudar sua atitude frente a esta questão. Penso ser possível a criação de um maior senso de urgência e empoderamento coletivo, com possibilidades de união comunitária para a resolução destas questões”.

A PARTIR DAS 8H

O grupo de voluntários se encontrará às 8h na Central de Resíduos da UEL, no Campus. O mutirão irá fazer a limpeza por todo o Calçadão, além de áreas próximas às lixeiras e na entrada dos centros. Na UEL, a iniciativa dos estudantes é apoiada pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (Ninter), do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Para mais informações basta acessar o código QR para entrar no grupo de Whatsapp do Arrastão do Plástico

(Com informações da Agência UEL)