Assis Chateaubriand Em quatro dias de arrastão, a equipe de controle e combate a dengue de Assis Chateaubriand (72 km ao norte de Cascavel) retirou das residências e de pontos estratégicos 23 caminhões de recipientes que estavam servindo de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti. Nesse período foram coletados também mais de mil pneus velhos. Os entulhos vêm sendo depositados em valas especiais no lixão e os pneus em dois viveiros cobertos da Gerência de Agricultura.
De acordo com informações do setor de Epidemiologia da prefeitura, até ontem foram notificados 320 casos de dengue, com 151 confirmações, 52 casos negativos e 117 aguardam resultados laboratoriais. ''É bom ressaltar que a guerra não acabou. Todos os dias temos que vencer uma nova batalha contra o mosquito'', disse o chefe da Vigilância Sanitária, Sebastião Cardoso.
Todos os trabalhos de combate e controle da dengue vêm sendo coordenados pelas equipes da Gerência de Saúde, Secretaria do Estado da Saúde, 20 Regional de Saúde e Fundação Nacional de Saúde. Segundo o médico sanitarista enviado pelo Estado, Natal Jataí de Camargo, a secretaria está desenvolvendo em Assis um projeto-piloto. ''Todos as estratégias que estamos usando aqui serão repassadas para os outros municípios.'' Segundo ele, a epidemia no país deverá estourar entre os meses de março e abril.
Durante a operação, os agentes fazem o controle dos focos da dengue, nos vasos de flores do cemitério e residências (com areia), tratamento de caixas dágua, troncos de árvores e bueiros, coleta de vasilhames e pneus velhos.

mockup