Arquivo Público é inédito no PR, segundo secretário
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de janeiro de 2000
Da Redação
A Prefeitura de Londrina pretende, em menos de dois anos, estar com a maioria dos documentos históricos da cidade organizados e recuperados. Esta é a intenção do secretário Municipal de Administração, José Araídes, que coordena os trabalhos da diretoria de Arquivo Público, órgão recém-criado para cuidar do assunto.
Em uma primeira etapa, o novo órgão da prefeitura vai funcionar juntamente com o setor de microfilmagem, na Secretaria de Administração. Inicialmente vamos de repartição em repartição, para reunir os documentos, diagnosticá-los e selecioná-los, explicou Araídes.
A criação do Arquivo Público ocorreu por causa do aumento crescente do volume de papéis na administração, estimado em 6 milhões de documentos que ocupam uma área de 900 metros quadrados em arquivos espalhados em diversos setores.
Guardados de forma inadequada, os documentos necessitam de uma recuperação e armazenamento correto em caráter de urgência.
Todo o serviço na diretoria, inclusive a mão-de-obra, será feito através de uma cooperação técnica entre o curso de Arquivologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Executivo e órgãos internacionais. De acordo com o secretário, não será necessário uma verba específica para o novo órgão. Esta parceria vai proporcionar um custo pequeno. O pouco a ser utilizado deverá sair da própria Secretaria de Administração, explicou Araídes. O Arquivo Público, segundo o secretário, é uma iniciativa pioneira no Estado.