A Arquidiocese de Londrina decidiu seguir as recomendações do Governo do Paraná e vai restringir ainda mais a capacidade total de pessoas em suas missas diante do atual cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Arquidiocese de Londrina reduz limite de pessoas nas missas
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Conforme o comunicado do Arcebispo Metropolitano de Londrina Dom Geremias Steinmetz, a partir desta segunda-feira (7), as celebrações religiosas poderão contar com, no máximo, 30% da capacidade, com o distanciamento mínimo de dois metros entre cada visitante sendo rigorosamente respeitado. Crianças maiores de oito anos continuam liberadas a participarem, "desde que acompanhadas dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos", esclareceu o comunicado.

Desde o dia 16 de novembro a Arquidiocese estava considerando como limite a metade da capacidade total. No entanto, decidiu restringir ainda mais a circulação de pessoas após uma nova resolução ter sido publicada pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), nesta quinta-feira.

Embora estejam liberadas com capacidade reduzida, o documento assinado pelo secretário de estado da Saúde, Beto Preto, recomenda que a população realize seus atos religiosos em seus lares de forma individual ou em família, especialmente em se tratando de idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes e outros que fazem parte do grupo de risco.

No entanto, quem decidir ir às missas e celebrações deverá usar máscaras e higienizar as mãos com álcool em gel 70% "antes de entrar e ao sair", determina. O texto também pede que louvores sejam evitados, havendo a preferência por músicas "eletrônicas ou instrumentais". E, caso instrumentos musicais e microfones sejam necessários, a higienização após cada uso é imprescindível.

A Sesa também pede que recipientes usados para a coleta de doações não circulem pelas mãos dos fiéis. Para isso, sugere que o melhor método de contribuição é através de uma "caixa fixa" ou por meio eletrônico. Além disso, expressa que fica "proibido" o compartilhamento de materiais como bíblias, revistas e rosários, entre outras recomendações.

Leia a íntegra do comunicado da Arquidiocese.

"Ao clero e ao povo de Deus da Arquidiocese de Londrina!

Saudações de saúde, paz e bem!

Diante das novas orientações estaduais para o enfrentamento da COVID-19, expostas na Resolução SESA nº 1434/2020, a Arquidiocese de Londrina comunica que as celebrações religiosas cumprirão o Protocolo Arquidiocesano publicado em 30 de julho para a volta das celebrações presenciais, que estabelece o limite de 30% da capacidade total de pessoas e o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas.

Sendo assim, fica suspensa a atualização publicada pela arquidiocese no dia 16 de novembro no que diz respeito à liberação dos espaços para a utilização de 50% de sua capacidade. Crianças maiores de 8 anos completos continuam liberadas para participação nas missas desde que acompanhadas dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos.

As medidas passam a valer a partir de segunda-feira, 7 de dezembro de 2020.

Reforçamos a necessidade da atenção a todos os cuidados de higiene e distanciamento social. A gravidade da pandemia ainda não nos permite deixar de lado o rigor dessas orientações. Vamos continuar dando a nossa contribuição mesmo que exija mais empenho da nossa parte.

Deus continua abençoando o seu povo através do cuidado com a vida promovido pelos seus filhos e filhas."