''Estudos mostram que crianças de 7 anos de idade já passaram três mil horas em frente à TV. Isso precisa mudar.'' Foi com declarações como essa que o Arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes, comentou a mensagem proferida pelo Papa Bento XVI, em homenagem ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado em 20 de maio. O texto foi apresentado na íntegra aos profissionais da imprensa de Londrina, ontem, durante café da manhã servido pela Arquidiocese, no Hotel Bourbon.
De acordo com a mensagem do Papa, os desafios que se apresentam para a educação nos dias de hoje estão vinculados à ampla influência dos meios de comunicação social no mundo. ''Buscamos evangelizar a criança desde o útero materno, mas como vamos fazer isso se essa criança não tem paz para poder ouvir e vem acumulando a agitação?''.
Segundo o arcebispo, os meios de comunicação ''devem se comprometer na formação efetiva e nos padrões éticos''. Para dom Orlando, os meios de comunicação precisam ser democratizados para que pessoas de todas as classes sociais possam compreender as mensagens transmitidas pela mídia.
O Arcebispo também falou sobre a V Conferência e os povos da América Latina. Ele comentou sobre as ''cinco chagas'' que a Igreja está buscando ''estancar e transformar''. ''Temos a chaga da violência, da corrupção, da depredação ecológica, do narcotráfico e a concentração de renda. A América Latina tem estado caótica, tanto socialmente como religiosamente'', disse.
Dom Orlando lembrou que os católicos precisam deixar de ser ''analfabetos bíblicos'' e pediu que os veículos de comunicação cooperem com o trabalho da Arquidiocese. ''Os veículos de Londrina são bastante abertos para as questões da Igreja. Queremos agradecer o trabalho de vocês, pois vocês são evangelizadores'', finalizou.

mockup