Imagem ilustrativa da imagem Áreas próximas à PR-445 receberão 14 mil árvores
| Foto: Divulgação

Às margens do córrego Jerimun, numa estrada secundária à PR-445, zona sul de Londrina, o lugar que antes estava tomado por colonião e mamona agora está repleto de árvores recém-plantadas. Somando outros terrenos do entorno são duas mil mudas. O projeto faz parte do plantio compensatório de espécies nativas pela duplicação da rodovia, no trecho entre o pontilhão do conjunto Jamile Dequech até o trevo do distrito de Irerê.

Ao todo são 14 mil mudas, que começaram a ser cultivadas em junho deste ano em APP (Áreas de Preservação Ambiental) que precisam ser recuperadas ou podem receber intervenções de melhorias. O trabalho vem sendo executado pelo Consórcio ED ROD PR-445, responsável pela construção das novas pistas no trecho.

O plantio atende as determinações do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que realizou um censo arbóreo. Com base neste levantamento foi apontado o número de mudas que precisariam ser plantadas. O plano de trabalho teve aprovação do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

As áreas foram selecionadas entre as propriedades no entorno das obras. São 92 espécies nativas diferentes em quase cinco hectares. Além disso, os locais estão passando por etapas de preparo e manejo de espécies exóticas e invasoras, como a leucena e o amarelinho. “Algumas áreas limpamos rápido, outras foram mais difíceis, foram necessárias máquinas. Depende da condição de degradação”, explicou o setor de engenharia ambiental da obra.

Os proprietários que aceitaram a iniciativa assinaram um termo de compromisso e terão que garantir a manutenção das árvores por, no mínimo, dois anos. “É o tempo para a planta ter firmeza, ficar ‘forte’ e conseguir crescer sozinha. A limpeza da área é tirando colonião ou outro tipo de vegetação que possa abafar as nativas”, informou. Entre as espécies nativas plantadas estão a quaresmeira e o ingá do rio.

Imagem ilustrativa da imagem Áreas próximas à PR-445 receberão 14 mil árvores
| Foto: Divulgação

CONSCIÊNCIA

Entre os terrenos que estão recebendo as árvores, dois pertencem à Kurica Ambiental, encarregada pela coleta e tratamento do lixo produzido em Londrina. Em um dos lugares, nos fundos do jardim União da Vitória, foram cultivadas 4,8 mil mudas. “Só tem fauna diversa se tiver a flora. As pessoas precisam entender que precisamos cuidar do meio ambiente, não só pelos animais e plantas, mas por nós, seres humanos”, destacou Raimundo Maia Campos Junior, gestor ambiental e que presta serviços para a empresa.

Segundo os envolvidos, uma das maiores dificuldades é a conscientização de parte da população, que coloca fogo nas áreas de preservação ambiental. O plantio das mudas deverá ser finalizado ainda neste ano. Apesar da grande quantidade, o resultado é esperado a longo prazo. “Tem que ir cuidando. Para chegar a um estágio de floresta restaurada é bastante tempo”, afirmou a equipe de engenharia ambiental.

OBRAS

A duplicação da PR-445 tem quase 16 quilômetros e teve início em 2018. Foi concedido aditivo de tempo e a previsão é de que a conclusão aconteça em dezembro. O investimento foi de R$ 93 milhões. Já as pistas que vão ser edificadas entre Irerê e Mauá da Serra estão na fase de projeto. São 50 quilômetros. A empresa contratada pelo Estado ficou encarregada por organizar os dois lotes previstos. O governo ainda não sabe o valor exato a ser gasto.