Ney de SouzaDal Luz Rossati, agricultor brasiguaio, foi ao consulado brasileiro denunciar que teve sua propriedade invadida por sem-terra paraguaiosPequenos agricultores brasiguaios estão sendo vítimas de invasão em suas terras. Ontem pela manhã, uma comissão de moradores da localidade de Puerto Indio, no município de Maracajú (a 110 quilômetros da fronteira do Paraguai com Foz do Iguaçu) esteve no Consulado do Brasil em Ciudad del Este para pedir ajuda do órgão para solucionar o caso. Eles foram recebidos pelo cônsul-adjunto brasileiro, Dijalma Mariano.
Segundo o líder do grupo, Dal Luz Rossati, pelo menos quatro pequenas propriedades de brasiguaios já foram ocupadas por sem-terra paraguaios desde o último dia 13. ‘‘Na minha área, eles cercaram a entrada e estão impedindo minha família de usar a estrada’’, disse Rossatti, de 56 anos, que emigrou para o Paraguai há 16 anos.
O tamanho das propriedades invadidas varia de 20 a 69 hectares. De acordo com Rossatti, todos os brasileiros possuem documentação dessas áreas. Os invasores estariam impedindo os agricultores de cultivar a terra.
‘‘Eles chegam armados de facões e foices e não nos deixam trabalhar. Muita gente está abandonando as propriedades para voltar ao Brasil’’, afirmou Rossatti. (V.D.)

mockup